Mercado pesado é o foco da Alcoa

Publicado em
14 de Maio de 2010
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Reduzir o peso no transporte de carga é uma alternativa eficiente para a otimização financeira do frotista. Apostando nesta tendência de mercado, a Alcoa Alumínio S.A aposta na aplicação de rodas de alumínio nas frotas com o propósito de ampliar as receitas dos transportadores e, também, reduzir os impactos causados no meio ambiente.


Crescimento no primeiro trimestre atingiu 335%

De olho na Euro 5, prevista para 2012, norma que limita as emissões de poluentes, a fabricante de rodas forjadas, planeja atingir 18% de participação no mercado nacional de veículos pesados até a entrada em vigor da norma.

Os recentes resultados da empresa são favoráveis e permitem tais perspectivas. No primeiro trimestre deste ano, a Alcoa viu seu volume de vendas de rodas forjadas crescer 335%, com dez mil unidades do produto absorvidas internamente.

No mesmo período do ano passado, em meio à crise econômica, a Alcoa negociou 2,3 mil rodas - em dezembro, entretanto, o volume chegou a 34 mil unidades. Neste ano, a empresa pretende dobrar as vendas.

Eduardo Lacerda, superintendente de rodas da Alcoa"A partir do segundo semestre de 2009, o mercado começou a demonstrar sinais de reação. Em 2010, o segmento de transporte está respondendo por este crescimento, mais uma prova do reconhecimento dos frotistas às vantagens de aquisição de um produto totalmente sustentável", observa Eduardo Lacerda, superintendente da Divisão de Rodas Forjadas da Alcoa na América do Sul.

Sobre o objetivo da companhia em aumentar o market share no segmento nacional de rodas para veículos pesados neste ano, Lacerda foi incisivo. "Ninguém se lança ao mercado querendo ganhar 18% de participação da noite para o dia".

Segundo ele, o trabalho - que iniciou há dez anos - aos poucos, com uma estratégia de distribuição bem elaborada, foi abrindo o terreno comercial no País e na América do Sul, baseado em um forte conceito de convencimento. Com o passar do tempo, o convencimento se transformou em conscientização.

"Saímos de um índice de penetração no mercado de 3% em 2004 e chegamos a 7,5% em 2007. No ano passado, atingimos a marca de 12%, uma prova de que os consumidores perceberam os benefícios oferecidos pelo produto Alcoa. De cada 100 veículos novos, 12 são equipados com nossas rodas forjadas", revela.

Diferencial

Para obter êxito em seus objetivos, a empresa aposta na divulgação de suas vantagens com relação aos produtos convencionais. Lacerda destaca as questões segurança, resistência como atrativos, mas é a leveza que responde pelos principais argumentos de venda da roda de alumínio.

"O metal alumínio é mais leve e por isso amplia a capacidade de transporte. Em uma carreta, o frotista chega a eliminar quase uma tonelada de peso, substituindo apenas o rodado. O simples fato de deixar o seu equipamento mais leve proporciona, de imediato, economia de combustível", observa o superintendente.

Para se ter uma ideia do que isso significa, uma roda de alumínio pesa aproximadamente 24 quilos, enquanto que nas convencionais o peso varia de 43 a 57 quilos. Desta forma, ao optar pelo alumínio, o transportador pode atingir um ganho de até 800 quilos na carga útil a ser transportada.

"Oferecemos mais que um produto. São soluções diferenciadas, que permitem a redução de custo. O uso do alumínio no transporte é uma solução sustentável, além de sua beleza e do design inovador, tais rodas são totalmente recicláveis", prossegue Lacerda.

Custo/benefício

Por ser importada do México, o preço da roda de alumínio chega a ser quase o dobro das convencionais. Todavia, Lacerda explica que uma conversa rápida basta para convencer o frotista.

"Nunca foi fácil vender rodas de alumínio. É um trabalho de convencimento. Mas mostramos aos clientes a relação custo/benefício do nosso produto. Deixamos claro a eles que o retorno médio do investimento não chega a dois anos e a roda tem vida útil de 15 anos", salienta o executivo.

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