As vendas do segmento de guindastes da Manitowoc atingiram US$ 610,7 milhões no primeiro semestre do ano, 10,1% acima dos US$ 554,8 milhões do mesmo período do ano passado. Segundo a empresa, o aumento das vendas foi sustentado principalmente pelo crescimento da demanda nas Américas e na maior parte dos mercados emergentes.
Os ganhos operacionais no período chegaram a US$ 48 milhões, em um aumento de 47,7% comparado aos US$ 32,5 milhões do mesmo período em 2011. Este resultado representa uma margem operacional de 7,8%, contra 5,9% do último ano.
O avanço se deve ao maior volume de vendas, além da eficiência operacional que, segundo a companhia, foi parcialmente compensada por aumento nos custos de material, despesas adicionais de engenharia e gastos associados à implantação da fábrica brasileira de Passo Fundo (RS), de ERPs (Enterprise Resource Planning) na França e no Brasil e serviços de atendimento ao cliente.
"Tivemos uma demanda distribuída por nossas diversas linhas de produtos, com destaque para os guindastes RT, AT e guindautos, segmentos que contribuíram positivamente para o desempenho no período”, disse Glen Tellock, CEO da Manitowoc. “Já as vendas dos modelos sobre esteira e de torre foram mais modestas. De todo modo, o nível de atividade nesta primeira metade do ano reforça nossa expectativa de que 2012 será um ano de crescimento sustentado.”