Resultado da aquisição da Panalpina pela DSV, marca se consolida como uma das maiores empresas de logística em atividade no País
A união de duas das mais tradicionais empresas de logística vem agitando o mercado brasileiro. Trata-se da aquisição da Panalpina pela DSV, iniciada em 2019, que cria uma das maiores provedoras de soluções logísticas para a cadeia de suprimentos do País.
O processo de unificação entre as duas empresas no Brasil se deu após o grupo dinamarquês DSV Global Transport & Logistics adquirir, em agosto do ano passado, a companhia suíça Panalpina, por DKK 37 bilhões. A fusão criou a quarta maior fornecedora de soluções logísticas para a cadeia de suprimentos do mundo, com faturamento pró-forma de aproximadamente DKK 118 bilhões, o equivalente a USD 17,4 bilhões.
Após a aquisição, ficou determinado pelo grupo que a marca adotada para todas as unidades de negócios é a DSV, inclusive no Brasil, trazendo ao mercado aquilo que há de mais moderno em soluções logísticas para os setores econômicos e industriais nacionais, fruto da combinação das expertises de ambas as companhias no País. Com as operações já em integração, a expectativa é de que todo o processo de unificação dure de dois a três anos, com a maior parte sendo concluída em até 24 meses.
Com relação às estruturas físicas, além do escritório sede permanecer em São Paulo (SP), as seguintes filiais já estão fisicamente integradas e com a adoção da marca DSV: Campinas (SP); Santos (SP); Rio de Janeiro (RJ); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS) e Manaus (AM). Os Hubs localizados nos mais importantes aeroportos de cargas do País (Guarulhos e Viracopos) também já foram adequados à marca.
Além das integrações de equipes e unidades, já estão em processo de unificação também os sistemas, tecnologias e culturas de ambas as empresas. Agora, a companhia ganha ainda mais musculatura em termos de estrutura de tecnologia de informação e, com isso, passa a oferecer soluções mais modernas, seguras e ágeis aos seus clientes.
Outro fator que corrobora com este negócio é o atual momento do mercado brasileiro, que apresenta sinais de recuperação. A cada dia, os players do setor seguem testemunhando o reaquecimento da atividade econômica nacional. O Produto Interno Bruto (PIB) do País vem gradativamente apresentando melhoras, refletindo uma discreta, mas consistente retomada da economia. É neste cenário que a DSV consolida sua atuação como uma das principais empresas de logística do Brasil, após o processo de integração com a Panalpina.
Suporte Global -- Presente em mais de 90 países, com cerca de 1.500 unidades ao redor do mundo e 60 mil colaboradores, a DSV Global Transport & Logistics, que já era globalmente reconhecida pela atuação no mercado de transporte rodoviário, agora, com a incorporação da Panalpina, amplia substancialmente seu portfólio de serviços para soluções logísticas que envolvam também os modais aéreo e marítimo, além de armazenagem, desembaraço aduaneiro, distribuição e logística em geral.
A empresa conta com três unidades de negócios: DSV Air & Sea (Transporte internacional de cargas via modais aéreo e marítimo), DSV Road (Transporte internacional via modal rodoviário) e DSV Solutions (Armazenagem, distribuição e soluções logísticas em geral).
Ou seja, a partir de agora, DSV e Panalpina passam a ser, de fato, uma só, compartilhando os mesmos valores e a mesma cultura, aproveitando as sinergias que multiplicam a capacidade da companhia em oferecer e executar soluções customizadas para toda a cadeia de suprimentos global, assumindo assim um protagonismo sem precedentes no cenário internacional.
Dessa forma, a companhia passa a figurar entre as quatro maiores empresas do mundo em soluções logísticas e de transporte de cargas, com a missão de entregar os melhores serviços ao mercado - prezando sempre pela transparência e pela excelência operacional, suportados pela modernidade de sistemas empregados e pela qualidade dos recursos humanos dedicados às operações.