Mercado Livre lança serviço de tecnologia para logística com apoio dos Correios

Publicado em
16 de Janeiro de 2013
compartilhe em:

MercadoEnvios permite administração de envios e já está disponível para usuários – vendedores e compradores - da plataforma em todo o território brasileiro

O MercadoLivre anuncia hoje o primeiro serviço de tecnologia de administração de envios em um marketplace no Brasil, o MercadoEnvios. Com o apoio dos Correios, o serviço permitirá melhores tarifas de frete para produtos negociados na plataforma líder em e-commerce e trará melhor experiência de utilização do site para vendedores e compradores.

“O MercadoLivre é uma plataforma de tecnologia voltada ao e-commerce e agora oferecemos a nossos clientes a administração de envios, que é uma forma de completar o ciclo do comércio eletrônico”, diz Helisson Lemos, diretor-geral do MercadoLivre para o Brasil. “Agora ficou mais fácil e mais barato vender e comprar no site. Já a parceria com os Correios faz com que o serviço possa ser adotado em qualquer parte do país imediatamente, com a confiança de uma empresa líder em logística”.

“Os Correios já tem o MercadoLivre como um grande cliente indireto, pois identificamos que milhares de produtos enviados por nossos serviços são oriundos de vendas realizadas no site. Este projeto é a união de expertises das duas empresas em prol de uma melhor experiência para o consumidor online”, diz José Furian Filho, Vice-Presidente de Negócios dos Correios.

A adesão ao MercadoEnvios é opcional e gratuita aos vendedores. Os anúncios de produtos com o serviço tem um calculador de frete na própria página, o que facilita ao consumidor escolher entre entrega normal ou expressa e fechar o negócio. Ao comprar um produto utilizando MercadoPago, o comprador também paga o frete ao MercadoLivre, que por sua vez administra diretamente com os Correios com as melhores tarifas possíveis. “O custo do envio fica bem mais acessível ao consumidor, pois negociamos com base no volume gerado por milhares vendedores profissionais, não apenas um”, lembra o executivo do MercadoLivre.

Para os vendedores, a ferramenta é sinônimo de praticidade na coordenação dos fretes e gerenciamento das entregas. A operação é prática e rápida: quando o comprador finaliza o pedido, o sistema gera automaticamente uma etiqueta com todos os dados para o envio. O vendedor deverá anexá-la à encomenda e simplesmente levá-la a uma agência dos Correios.

“A ferramenta de administração do MercadoEnvios indicará a melhor forma de envio, cálculo do valor de frete e do tempo de trânsito da remessa a partir do CEP do comprador. O serviço permite ainda o rastreamento do pedido desde a coleta até o recebimento da encomenda pelo código de rastreamento gerado pelos Correios”, explica Lemos.

Tecnologia

O MercadoEnvios, que passa a integrar o ecossistema de serviços para o e-commerce do MercadoLivre, foi possível com o investimento da companhia em uma renovação tecnológica da plataforma, anunciada em outubro de 2012. Com o uso das APIs do MercadoLivre foi possível criar uma solução que se integrasse ao sistema dos Correios, tornando possível que todas as operações sejam feitas em tempo real e de forma rápida.

O MercadoLivre foi responsável pela comercialização 53 milhões de produtos em 2011 e possui atualmente 77,2 milhões de usuários cadastrados. Segundo pesquisa da comScore feita no último mês de novembro, a plataforma é líder absoluta no comércio eletrônico da América Latina com 55% das movimentações online.

Sobre o MercadoLivre

Fundada em 1999, MercadoLivre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina. Por meio de suas principais plataformas MercadoLivre.com e MercadoPago.com, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet. MercadoLivre.com atende milhões de usuários e criou um mercado com ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente.

O site é um dos 50 sites com mais Page Views do mundo, oitavo site de e-commerce mais acessado do planeta e é a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada país onde opera na América Latina, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks. Uma das empresas vencedoras do prêmio Top of Mind DataFolha Internet 2012, categoria e-commerce e Marca Mais Buscada no Brasil em 2012, segundo o Google Zeitgeist, ranking divulgado pela companhia sobre as palavras mais buscadas a cada ano em seu site. Contabiliza 77,2 milhões de usuários cadastrados e está listada na Nasdaq (MELI), tendo iniciado a oferta pública em 2007.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.