Melhorar logística para sobreviver

Publicado em
10 de Março de 2012
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Pedro Lopes, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), alerta para a necessidade de mudanças no processo de movimentação e armazenagem de produtos.

Reciclagem

Ele destaca que a logística agrega valor aos negócios num ano que teremos mudanças e cita a implantação do cartão frete.

Menos poluição

Lopes observa que a atual discussão com relação aos bitrens nas rodovias estaduais é outra questão que vai impactar diretamente na logística e distribuição de carga próxima às grandes cidades. “Entendemos que é inviável movimentarmos uma carreta dentro da cidade em determinados horários”.

Longo prazo

O presidente da Fetrancesc, que se diz otimista, acredita que as ferrovias brasileiras terão um impulso daqui a 20 anos. E lembra que o trecho sul da BR-101 levou de sete a oito anos para ser concluído em função de túneis e pontes, “quando deveríamos estar fazendo a terceira pista na parte norte que está operando desde 2007”, critica.

Passado

Lopes, em entrevista, discorre sobre o desenvolvimento dos diferentes modais de transportes a partir da década de 1960. “Em 1967, o transporte rodoviário de carga era de 36,37%, a cabotagem 34% e a ferrovia 29%”.

Presente

Hoje, destaca, o setor rodoviário de carga transporta 70 ou 75%, a cabotagem desapareceu e a ferrovia passou para 25%.

Futuro

Pedro Lopes diz, ainda, que o setor aéreo se desenvolveu nos últimos anos e a ferrovia ficou muito para trás. “Teremos que reconstruir a ferrovia no Brasil porque ela foi esquecida”.

Improdutivo

O Brasil também vai muito mal na cabotagem, analisa Lopes. O Brasil tem 8.500 km de costa marítima, mais 1.500 de água doce e em 10 mil km de costa, não temos nenhum planejamento de cabotagem porque não existe planejamento da relação portuária com a cabotagem.

Economia

Para o presidente da Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring (Anfac), Luiz Lemos Leite, a política monetário de redução da taxa básica de juros deve continuar.

Day after

O senador Blairo Maggi, do PR do Mato Grosso, atribuiu à falta de habilidade das lideranças partidárias e de unidade na base governista a não aprovação da recondução de Bernardo Figueiredo ao cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Recado

Maggi declarou que espera que o governo compreenda o que está acontecendo no Senado e na Câmara.

Protesto das rodas

Sindicatos e associações que representam os transportadores autônomos no país planejam fazer um protesto nacional, como o que ocorreu em São Paulo esta semana e que provocou desabastecimento de combustíveis em vários postos da cidade. Informa a Agência Brasil.

Vai parar

Segundo o Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam-SP), 23 entidades de caminhoneiros estão preparando o protesto contra, segundo ele, “as restrições exageradas e outros desmandos que afetam o transportador autônomo nas grandes cidades”.

Insegurança

11 funcionários foram intoxicados após um vazamento de gás, na quarta-feira (7/03), na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

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