Manifestação no terminal ferroviário da ALL continua mesmo com liminar

Publicado em
17 de Agosto de 2012
compartilhe em:

A manifestação no terminal ferroviário da América Latina Logística - ALL, de Alto Araguaia-MT e Itiquira-MT deve continuar até amanhã (17/08). Isto porque, em audiência ocorrida na tarde de hoje (16/08), sindicalistas, trabalhadores, e representantes da ALL não entraram em um acordo, e diante do impasse o juiz da comarca de Alto Araguaia-MT, acatou o pedido de liminar feito pela ALL, que obriga os manifestantes a desobstruir a entrada do terminal para que os caminhoneiros pudessem realizar a descarga de seus caminhões.

Segundo informações repassadas pelo presidente da Fettremat - Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de Mato Grosso, Sr. Luiz Gonçalves da Costa, e pelo assessor jurídico da entidade, Dr. Silvio Marinho do Nascimento, mesmo após a desobstrução da entrada do terminal ferroviário, nenhum caminhão se deslocou para fazer a descarga, mostrando assim um total apoio ao movimento de paralização. Estima-se que a fila na Br 364 próximo ao terminal da ALL já está em mais de 30 Km. Caminhoneiros estão sendo orientados pela PRF a não seguir viagem em direção ao terminal de Alto Araguaia-MT enquanto não seja resolvido o impasse.

Amanhã (17/08) às 14:00 hs no Ministério Público do Trabalho de Rondonópolis-MT acontecerá uma audiência com representantes das empresas embarcadoras e sindicalistas para que seja firmado um acordo no intuito de acabar com as manifestações. Enquanto este acordo não for firmado os caminhões que se encontram nos terminais da ALL não se movimentarão para realizar o descarregamento, afirmou o presidente da Fettremat. A principal reivindicação dos sindicalistas é o pagamento das Estadias no valor de R$ 0,90 tonelada/hora, a partir da 10ª hora da chegada do caminhão nos terminais.

Caso seja firmado o acordo entre os sindicalistas e as empresas embarcadoras, o assessor jurídico tentará estipular no mesmo, a obrigação por parte das empresas transportadoras de repassar o percentual de 30% para os trabalhadores e de 10% para a Federação sobre os valores que forem recebidos pelos transportadores.

Segue abaixo os nomes das empresas embarcadoras que deverão enviar representantes para a audiência.

ADM - BUNGE - AMAGGI - CARGILL - NOBLE - LOUIS DREYFUS - O TELHAR - NIDERA - CGG - CHS - FRONTEIRA AGRÍCOLA

A ATC - Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso deverá ser representada pelo seu diretor executivo Miguel Mendes.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.