MAN anuncia seu maior negócio do ano durante IAA

Publicado em
25 de Setembro de 2014
compartilhe em:

Vendeu 750 chassis Volksbus para transporte público de Salvador (BA)

REDAÇÃO AB

 

Chassis Volksbus 17.230 V-Tronic vendidos para transporte de Salvador
Em sua sétima participação consecutiva no IAA Nutzfahzeuge, o maior salão mundial do segmento de veículos comerciais, em Hannover, na Alemanha, a MAN Latin America anunciou seu maior negócio no ano de 2014 e o segundo maior em toda a sua história. A empresa acaba de vencer licitação para fornecimento de 750 chassis Volksbus em Salvador (BA). Com isso, passa a responder por mais de 90% da renovação do transporte público da capital baiana. 

Os chassis de ônibus, adquiridos por seis grupos atuantes no transporte de passageiros da cidade - entre eles, o Grupo Evangelista, a BTU, a Vitral, a União e a Ondina - são do modelo Volksbus 17.230 V-Tronic, equipado com o motor MAN D08 de quatro cilindros, com dois estágios de sobrealimentação e sistema de injeção Common Rail. 

“Os clientes soteropolitanos testaram nossos ônibus automatizados por quase um ano até fecharem essa licitação. O atendimento dedicado aos clientes de ônibus de nossa rede de concessionárias e o baixo consumo de combustível foram pontos decisivos para esse importante negócio. Segundo os clientes, a economia pode chegar a R$ 3 milhões por ano”, comentou Roberto Cortes durante o IAA. 

VENDAS DE CAMINHÕES 

Em caminhões, a empresa, que tem quase 27% de participação de mercado, já sente os bons resultados do programa de renovação de frota do Estado do Rio de Janeiro. A montadora vendeu mais de 300 caminhões da marca Volkswagen através do programa e acaba de vender à empresa WMS World Marine Service o primeiro caminhão MAN TGX “Made in Brazil” pela iniciativa. 

“Itens como robustez e credibilidade da marca MAN me chamaram a atenção e a oportunidade de adquirir pelo programa foi ideal para nossa necessidade. A idade média da frota nacional é bastante alta ainda e incentivos como este refletem a preocupação com a melhoria no transporte brasileiro”, afirma Paulo Bachur, que é sócio-gerente da WMS e também representante do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga). Desde abril de 2012, quando foram lançados, já foram vendidas mais de 2 mil unidades dos modelos TGX “Made in Brazil”. 

VENDAS NA AMÉRICA LATINA 

A MAN Latin America aproveitou o IAA para anunciar também negócios firmados na América Latina. Na Bolívia, a montadora fará a entrega de 60 ônibus às autoridades de transporte da cidade de El Alto. O lote é de chassis Volksbus 18.320 equipados com motor traseiro. A MAN foi a única vencedora nesse processo, anunciado recentemente pelo governo local. 

A MAN Latin America também acaba de entregar 46 novos ônibus equipados com chassis Volkswagen à cidade de Guayaquil, no Equador. Os modelos Volksbus 17.210 OD e 17.230 EOD vão compor, pela primeira vez, a frota da cooperativa José Joaquin de Olmedo. O primeiro lote de 16 unidades já está em circulação por Guayaquil, atendendo à população ao norte da cidade, em Puente Lucia, em rota que termina em Atarazana. Trinta novos ônibus vão ser entregues até o fim deste mês e vão circular pelos distritos de Orquídeas e Samborondón. 

Além das vendas de ônibus Volkswagen, o mercado peruano vai receber, nos próximos dias, 18 caminhões MAN TGS. Seis unidades já têm destino certo para operar em clientes com aplicações diversas, que vão desde o transporte de minérios e cargas ao segmento de construção civil. Os demais veículos chegarão para atender à demanda crescente pelo produto no mercado nos próximos meses. 

No México, a MAN Truck & Bus comemora dez anos de operação e mais de 12 mil veículos MAN e Volkswagen vendidos. A montadora aproveitou o momento histórico para lançar a linha de caminhões Delivery Euro 5. Os modelos VW 8.160 e 9.160 chegam com grande expectativa ao mercado local: a meta é crescer 30% no segmento de leves, o qual responde por mais de 2.700 unidades comercializadas por ano no México. Os veículos vêm com o moderno Cummins ISF Euro 5. 

Outra novidade no México é que a fábrica passa a ser mais uma unidade exportadora da empresa na América Latina, aproveitando acordos comerciais com outros países. O primeiro destino da exportação mexicana será a Colômbia, que receberá 50 Volksbus 10.160 para atender ao Grupo Express. Os veículos Euro 5 se antecipam à legislação local de emissões, atualmente Euro 4, e devem chegar ao mercado colombiano a partir de novembro de 2014. 

Até 2016, a MAN planeja investir mais de R$ 45 milhões em infraestrutura e lançamentos de produtos no México. No mercado de caminhões, a estimativa é crescer 50%, e no segmento de transporte de passageiros, 58%, bem como, produzir mais de 2.500 unidades, o que representa incremento superior a 150%. 
Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.