Mais um fabricante de caminhões chinês chega ao Brasil

Publicado em
30 de Maio de 2011
compartilhe em:

Além do segmento de automóveis as fabricantes chinesas já tornaram-se reais concorrentes também das fabricantes de caminhões no Brasil. Depois desembarcar aqui com pequenos comerciais, via Chana, Jinbei, Hafei e Effa, além de pesados, com a Sinotruk, agora será a vez dos modelos da Foton, uma das maiores montadoras de caminhões do mundo - seu volume de produção chegou às 700 mil unidades em 2010.

A Foton Aumark do Brasil foi criada para ser a representante oficial da empresa no mercado nacional. É encabeçada pelo ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros. Seu filho, Ricardo Mendonça de Barros, é o diretor comercial.
Embora já constituída, a empresa será apresentada oficialmente apenas no Salão Internacional do Transporte, a Fenatran, que acontecerá em outubro, no Palácio de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo. Para entrar no mercado local a importadora compôs mix com três modelos, os 311, 614 e 917, com capacidades de 3 a 9 toneladas, indicados às aplicações de distribuição de carga urbana. No primeiro ano cheio de atividades a empresa planeja vender 5 mil unidades.
Segundo Ricardo Mendonça de Barros "os produtos que serão oferecidos no Brasil serão diferentes dos vendidos na China. Solicitamos modificações mecânicas e no acabamento para atender as exigências do consumidor brasileiro".

As alterações dizem respeito a adaptações nos sistemas de freio, direção e suspensão, além maiores conveniências de conforto, como ar-condicionado. A parte mecânica é bem conhecida do transportador brasileiro, pois os caminhões são equipados com motores diesel Cummins 2,8 litros e 3,8 litros. O câmbio é ZF.

De acordo com Márcio Vita, diretor executivo da nova companhia, "a Foton não é uma fabricante, mas sim uma montadora pura. Possui uma joint venture com a Cummins e diversos acordos com empresas como Bosch, Visteon e Daimler". Certamente não por coincidência a argumentação para apresentação dos produtos lembra muito a utilizada por Sérgio Habib ao descrever os automóveis da JAC.

O investimento inicial da Foton Aumark do Brasil para o primeiro ano de atividade, o que inclui importação de veículos, peças de reposição e formação de rede, é de R$ 4 milhões.

O diretor comercial afirma que "pensa grande" no pós-venda, pois sabe da importância da área para o sucesso do empreendimento - dentre os negócios do Grupo há a Autolife, empresa de blindagem e produção de carros-fortes, além de revenda Hyundai em Belém, PA.

A Foton planeja abrir dez revendas no primeiro ano e chegar a oitenta até o quinto. Apesar de ainda nem iniciar comercialização a empresa promete outras novidades no mix de produto, como a oferta de um cavalo-mecânico para o segundo semestre de 2012. A Foton Aumark do Brasil também ficou com o encargo de prospectar local para instalação de uma futura fábrica da empresa no País, presumida para 2015. Ricardo Mendonça de Barros, entretanto, diz que o interesse do Grupo, porém, "é somente a parte comercial. Temos contrato de concessão por dez anos, renovável por mais dez".

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.