Visão dos analistas é de que no segundo semestre deve haver uma desaceleração do digital em relação a primeira metade do ano, mas ainda com forte avanço do GMV
As ações de Magazine Luiza, B2W e Mercado Livre são apontadas como favoritas do varejo online em análise desta terça-feira (8) de especialistas do Goldman Sachs. O banco aumentou a projeção de crescimento para o e-commerce brasileiro em 2020, de 38% para 44%.
Os analistas Irma Sgarz, Thiago Bortoluci e Chandru Ravikumar estimam uma mudança maior em segmentos como vestuário e bens duráveis, de modo geral, e falam um eventual "ponto de virada" para segmentos com pouca penetração - como alimentação e beleza.
A visão deles é de que no segundo semestre deve haver uma desaceleração do digital em relação a primeira metade do ano. No entanto, na comparação anual a projeção é de crescimento: Mercado Livre no Brasil aumentaria o GMV em 43% e Magazine Luiza em 107%.
B2W cresceria 42% e Via Varejo aumentaria em 114%, na mesma base de comparação, segundo as projeções dos analistas do banco. Já o preço-alvo em 12 meses e o respectivo potencial de alta em relação ao preço de ontem ficariam desta forma:
Mercado Livre: US$ 1,390.0 (↑36,9%)
Magazine Luiza: R$ 106 (↑19%)
B2W: R$ 143 (↑40%)
Via Varejo: R$ 12,50 (↓34%)
Nesta terça-feira, os papéis dessas empresas registravam baixa, depois de ganhos expressivos desde janeiro. Acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.
Ao recomendar a compra das ações do Magazine Luiza e Mercado Livre, os especialistas do Goldman Sachs disseram que as ofertas de frete grátis são um diferencial de ambas.
"O Mercado Livre recentemente reduziu o limite de frete grátis de R$ 120 para R$ 99. O que corresponde às condições do oferecidas no aplicativo do Magalu, de R$ 99 para a maioria das categorias", escrevem. "B2W não oferece condições contínuas de frete grátis a menos que o consumidor assine o “Prime” por R$ 79,90 anual".
O Goldman Sachs também destaca que o Mercado Livre intensificou sua capacidade logística e a variedade de produtos, enquanto o Magazine Luiza jogou com preços e atendimento 1P (venda direta de produtos da empresa ao consumidor), integradas com a base de loja.
Sobre a B2W, a análise do banco destaca que os ganhos de margem da alavancagem operacional ficaram aquém das expectativas neste ano, embora o GMV tenha ficado em linha como esperado até agora. É um ponto a se monitorar, dizem, embora a recomendação seja de compra dos papéis da empresa.