Com o lançamento de Maersk Spot, Maersk procura introduzir um projeto realmente online que possa interromper o ciclo de overbooking e oferecer uma maneira mais simples de transportar um contêiner com garantia de carga. O transporte de um contêiner sempre foi um processo desafiador e complexo. O processo de reserva e compra é manual e ineficiente e pode apresentar surpresas.
Copenhague, Dinamarca, 27 de junho, 2019 - Maersk está expandindo sua lista de produtos com a Maersk Spot. Equipada com uma interface completamente digital, o novo produto online oferece uma garantia de carga em preço fixo aos clientes pela primeira vez. Através deste lançamento, Maersk toma passos para simplificar as cadeias de produção de seus clientes, abordando algumas ineficiências fundamentais presentes na indústria.
“É comum ver overbooking de até 30%, e isso geralmente resulta na rolagem das cargas dos clientes para compensar a queda causada pelo overbooking. Isso cria muita incerteza para os nossos clientes,” diz Silvia Ding, Diretora Mundial de Produtos Oceânicos na Maersk. “Através do Maersk Spot, vamos providenciar transparência completa do preço e termos para o embarque da carga. Esse serviço é um modo que possibilitará clientes de transportar sua carga de um jeito mais simples e confiável.”
Com Maersk Spot, clientes poderão buscar e obter cotas competitivas online 24 horas por dia. O preço integral é calculado e confirmado quando a reserva é feita instantaneamente. Essa dinâmica online de precificação fixada na hora da reserva cria somente uma transação que inclui a cotação e a confirmação, simplificando significativamente o processo de compras.
“Maersk Spot dramaticamente simplifica todo processo de compra para nossos clientes. Hoje, no processo tradicional, há cerca de 13 passos individuais que requer muita burocracia e documentação - a tabela de preços, termos e condições, sobretaxas, etc. Com Maersk Spot, este processo penoso é reduzido em cinco passos simples e integrados - tudo online,” continua Ding.
Quando um booking é feito pelo cliente, Maersk promete a carregar e garantir certeza na execução operacional. Esse compromisso mútuo entre o cliente e Maersk assegura que esse ciclo vicioso de overbooking é endereçado. No caso de um booking cancelado, há uma taxa de cancelamento para o cliente. No caso de rolagem de carga, Maersk ressarça o cliente. O compromisso mútuo junto com transparência ampliada nas travessias e preços é aceitada por mais de 3.000 clientes diferentes semanalmente, com mais de 100.000 TEUs reservados no segundo trimestre.
Um usuário da Maersk Spot é a Ramco Cements Limited. A empresa envia cerca de 120-200 contêineres do porto Kattupalli na Índia até Colombo semanalmente, garantindo suas reservas com até uma ou duas semanas de antecipação para assegurar a entrega pontual aos seus clientes com a melhor cotação.
“Sempre preferimos fazer bookings com antecedência, porém, haviam vários casos de carregamento incorreto por causa de questões de capacidade, que resultou na perda de confiança de alguns dos nossos clientes,” diz Ramakrishnan D, Gerente Geral de Marketing da Ramco Cements Limited. “Com Maersk Spot, não temos mais a incerteza de não saber se os nossos clientes receberão suas remessas.”
Maersk Spot é disponível em todas as rotas, excluindo dentro e fora dos Estados Unidos. Por enquanto, o produto é fornecido em testes BETA no site, e será implementado em maersk.com no começo de agosto.