A série substituirá as embarcações mais antigas, gerando uma economia anual de emissões de CO? de aproximadamente 1 milhão de toneladas
No primeiro trimestre de 2024, o grupo A.P. Moller - Maersk apresentará o primeiro de uma série inovadora de 8 grandes navios porta-contêineres capazes de operar com metanol neutro em carbono. Os navios serão construídos pela Hyundai Heavy Industries (HHI) e têm uma capacidade nominal de aprox. 16.000 contêineres (equivalente a vinte pés — TEU).
O acordo com a HHI inclui uma opção para quatro embarcações adicionais em 2025. A série substituirá as embarcações mais antigas, gerando uma economia anual de emissões de CO? de cerca de 1 milhão de toneladas. Como pioneiros no setor, os navios oferecerão aos clientes da Maersk um transporte verdadeiramente neutro em carbono em escala em alto mar.
Mais da metade dos 200 maiores clientes da Maersk definiram ou estão em processo de definir metas ambiciosas com base científica, a exemplo do carbono zero para suas cadeias de abastecimento. Como parte da colaboração contínua da Maersk com os clientes – líderes de sustentabilidade corporativa – como Amazon, Disney, H&M Group, HP Inc., Levi Strauss & Co., Microsoft, Novo Nordisk, The Procter and Gamble Company, PUMA, Schneider Electric, Signify, Syngenta e Unilever se comprometeram a usar e dimensionar soluções de carbono zero para o transporte marítimo.
As embarcações vêm com uma configuração de motor bicombustível. O gasto de capital adicional (CAPEX) para a capacidade de combustível duplo, que permite a operação com metanol, bem como combustível convencional com baixo teor de enxofre, estará na faixa de 10 a 15% do preço total. Isso permitirá que a Maersk dê um salto significativo em seu compromisso em dimensionar soluções neutras em carbono e liderar a descarbonização da logística de contêineres.
Segundo o CEO da A.P. Moller - Maersk, Soren Skou, “a hora de agir é agora, se quisermos resolver o desafio climático do transporte marítimo”. “Este pedido prova que soluções neutras em carbono estão disponíveis hoje em todos os segmentos de navios porta-contêineres e que a Maersk está comprometida com o número crescente de nossos clientes que buscam descarbonizar suas cadeias de suprimentos. Além disso, este é um sinal firme para os produtores de combustível de que a demanda de mercado considerável pelos combustíveis verdes do futuro está surgindo rapidamente”.