Luiz Moan é eleito presidente da Anfavea

Publicado em
25 de Fevereiro de 2013
compartilhe em:

Luiz Moan, representante da GM na Anfavea, sucederá Cledorvino Belini na presidência

A Associação Nacional das Fabricantes de Veículos, a Anfavea, oficializou na sexta-feira, 22, a eleição de seu novo presidente no triênio 2013-2016, Luiz Moan Yabiku Júnior, diretor de assuntos institucionais da General Motors. Era de amplo conhecimento do mercado que Moan assumiria o comando da entidade, pois ele já era o primeiro vice-presidente, que pela tradição da Anfavea é sempre o sucessor natural à presidência. A posse da nova diretoria está marcada para 22 de abril próximo.

Moan sucede Cledorvino Belini, presidente da Fiat Chrysler para a América Latina, que presidiu a entidade entre 2010 e o início de 2013. Belini foi um dos poucos a quebrar a tradição de sucessão na Anfavea, pois antes de assumir, em 2010, sequer figurava na lista de vice-presidentes. Na época, o primeiro vice-presidente era Valentino Rizzioli, presidente da CNH, empresa do Grupo Fiat, que guardou a vaga para o chefe no rodízio acertado pelas montadoras para o comando da entidade.

Luiz Moan tem 57 anos, é economista e está no setor automotivo há mais de 30 anos. Já passou pela Volkswagen e pela própria Anfavea, como diretor executivo. Há três anos é o primeiro vice-presidente da associação, dentro da gestão Belini, e representante da GM.

A Anfavea reúne 28 empresas fabricantes de veículos, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção. Suas associadas têm 55 fábricas espalhadas por 40 municípios, em nove Estados. Juntas, têm capacidade para produzir 4,5 milhões de unidades por ano, mais 110 mil máquinas agrícolas. A indústria automobilística, incluindo a de autopeças, responde por 22% do PIB Industrial e 5% do PIB nacional. O Brasil encerrou 2012 mantendo-se como o quarto maior mercado automotivo do mundo e o sétimo produtor mundial.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.