Lucro por ação da UPS aumenta 7,1% no 2º semestre

Publicado em
30 de Julho de 2014
compartilhe em:

Comércio eletrônico impulsiona aumento de 7,2% nas remessas da UPS no período


A UPS ® (UPS NYSE) anunciou os lucros diluídos ajustados por ação de US$ 1,21 para o segundo trimestre de 2014, um aumento de 7,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. As remessas de comércio eletrônico nos EUA e o forte crescimento de exportações internacionais contribuíram para um aumento de 7,2% nas remessas globais.

Conforme anunciado anteriormente, a empresa completou a transferência de obrigações pós-aposentadoria de alguns funcionários da Teamster para planos de saúde de contribuição definida e registrou um encargo após impostos de US$ 665 milhões. Em termos reportados, incluindo este encargo, o lucro diluído por ação no segundo trimestre diminuiu 57%, para US$ 0,49.

"O forte crescimento da receita neste trimestre é uma prova de que o nosso portfólio tem boa repercussão com os clientes, que cada vez mais escolhem a UPS como seu provedor de logística", disse Scott Davis, presidente e CEO da UPS. "Como já dissemos, 2014 é o ano para investir no cliente. Estamos oferecendo novos recursos e ampliação da capacidade para garantir que a UPS atenda às necessidades em rápido crescimento do mercado”.

Fluxo de caixa

Para os seis primeiros meses encerrados em 30 de junho, a UPS gerou US$ 1,0 bilhão em fluxo de caixa livre. A empresa pagou dividendos de US$ 1,2 bilhão, um aumento de 8,1% por ação em relação ao ano anterior, e recomprou 13,7 milhões de ações por aproximadamente US$ 1,4 bilhão. O fluxo de caixa foi reduzido pelo pagamento de US$ 2,3 bilhões feito para a transferência de obrigações de planos de saúde pós-aposentadoria para alguns funcionários.

Remessas domésticas nos EUA

A receita doméstica nos EUA aumentou 5,2%, para US$ 8,7 bilhões. O volume diário melhorou 7,4%, liderado por ganhos em UPS Ground e Deferred de 8,1% e 5,4%, respectivamente. O lucro operacional ajustado foi de US $ 1,2 bilhão, um aumento de 3,0% em relação ao segundo trimestre do ano anterior. Os resultados do segundo trimestre refletem os custos operacionais adicionais associados com o desempenho do serviço ferroviário e investimentos realizados para melhorar as capacidades operacionais e ampliar a capacidade da rede.

Em termos reportados, o lucro operacional caiu 82%, para US$ 209 milhões, como resultado da transferência de obrigações pós-aposentadoria mencionadas anteriormente.

O crescimento do produto Ground foi impulsionado principalmente pelas remessas leves de comércio eletrônico. As remessas da UPS SurePost aumentaram em mais de 60%, em relação ao mesmo período do ano anterior, e representaram cerca de metade do crescimento total.

A receita total por pacote caiu 2,0%, pois os aumentos das taxas básicas foram compensados pelo mix de cliente e produto. O rápido crescimento da UPS SurePost foi a principal causa da redução, enquanto o crescimento de grandes contas corporativas também pesaram sobre os rendimentos.

Remessa internacional

A receita de remessas internacionais de pacotes pequenos subiu 6,2% ou US$ 190 milhões para US$ 3,3 bilhões. O forte crescimento nas remessas de exportação resultou na expansão das receitas no segmento. O lucro operacional ajustado melhorou 4,4% para US$ 471 milhões.

Em termos reportados, o lucro operacional sofreu uma queda de US$ 7 milhões para US$ 444 milhões, como resultado da transferência de obrigações pós-aposentadoria mencionadas anteriormente.

As remessas de exportação aumentaram 9,1% em relação ao ano anterior, com crescimento de todas as regiões do mundo. A Europa liderou este aumento com ganhos de remessas diárias de mais de 13%, enquanto a Ásia cresceu em mais de 6%. Produtos nacionais fora dos EUA foram 4,8% maiores, impulsionados pelo crescimento em toda a Europa.

A receita por pacote, em uma base de moeda neutra, sofreu uma queda de 1,7% em relação ao ano anterior, impulsionada por uma queda de 4% nos rendimentos de exportação. Os produtos não Premium continuaram a ultrapassar os produtos Premium, pois os clientes procuram alternativas de baixo custo. Ganhos de dois dígitos nas remessas pan-europeias também reduziram a receita por pacote.

O crescimento rápido de remessas na Europa fez com que a UPS adquirisse capacidade adicional de curto prazo, em um valor mais alto, com parceiros de serviços locais. Como resultado, a empresa enfrentou aumento das despesas de entrega e de rede durante o trimestre.

Cadeia de Suprimentos e Carga

A receita com Cadeia de Suprimentos e Frete aumentou 6,5%, para US$ 2,3 bilhões, resultado principalmente do crescimento das unidades de negócios de Forwarding e Distribuição. O lucro operacional ajustado foi 11% maior, a US$ 176 milhões, e a margem operacional cresceu em uma base de 30 pontos para 7,5%.

Em termos reportados, o lucro operacional caiu US$ 65 milhões, uma queda de 41%, como resultado da transferência de obrigações pós-aposentadoria mencionadas anteriormente.

A UPS Forwarding produziu um crescimento do lucro operacional de dois dígitos. Sólidas melhorias fortes em Air Freight, Brokerage e Ocean Freight na América do Norte foram compensadas ​​um pouco por uma queda em International Air Freight. Preços de mercado na importante rota da Ásia para os EUA continuam a exercer pressão sobre as taxas.

A unidade de negócios de Distribuição registrou um elevado crescimento de receita de um dígito, como resultado de ganhos com clientes de varejo e saúde. A UPS continua a investir na expansão da sua presença de distribuição global.

A receita da UPS Freight foi 5,5% maior, impulsionada por um aumento de 4,1% na receita de LTL por hundredweight e ganhos de tonelagem de 1,6%. O lucro operacional e a margem melhoraram em relação ao ano anterior, conforme a unidade de negócio continuou a se concentrar em oportunidades lucrativas de receita.

Previsão

A empresa anunciou planos para aumentar a despesa operacional para 2014 em projetos relacionados com capacidade e pico, totalizando US$ 175 milhões. Alguns desses gastos são: expansão de operações no dia depois do Dia de Ação de Graças, a implantação acelerada de software de otimização de rota (ORION), desenvolvimento de TI, variedades de hub adicionais e capacidade temporária. Embora todos os projetos melhorem o desempenho em alta temporada, muitos vão proporcionar benefícios ao longo do ano.

"Estamos estimulados pela forte demanda por soluções da UPS em todo o mundo", disse Kurt Kuehn, diretor financeiro da UPS. "Como resultado desse crescimento acelerado e nossa preparação para a temporada de pico, estamos fazendo investimentos em novos recursos e capacidade de rede para garantir que as expectativas dos clientes sejam atendidas”.

"Estas iniciativas vão aumentar a despesa operacional este ano, mas vão proporcionar benefícios financeiros para os próximos anos", continuou Kuehn. "Como resultado, conseguimos reduzir nossas expectativas para o lucro diluído ajustado por ação para estar em uma faixa de US$ 4,90 a US$ 5,00, um aumento de 7 a 9% em relação aos resultados ajustados de 2013".

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.