Logística é um mercado em expansão

Publicado em
13 de Julho de 2010
compartilhe em:

’’Ter o produto certo, no lugar certo, na hora certa e na quantia certa, com o menor custo, é um fator de competição.’’ A frase, do gerente de logística da rede de supermercados Condor, Miguel Pereira Neto, resume a importância do profissional que opta por essa carreira.

A logística de qualidade se tornou já há algum tempo uma exigência fundamental das empresas brasileiras. ’’Antes, você pegava um gerente de loja experiente e o colocava no barracão de distribuição, porque ele já conhecia o negócio. Hoje, isso não basta. As bases de lucratividade, após o fim da inflação descontrolada, na década de 1990, se tornaram cada vez mais apertadas. O consumidor quer produtos mais baratos. O mercado exige profissionais que tenham conhecimento técnico, específico’’, aponta Ricardo José Bertin, coordenador do curso de Logística da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Segundo Bertin, o mercado brasileiro começou a dar mais ênfase à logística nas últimas duas décadas. O profissional da área lida com o encaminhamento do produto nas várias etapas: toda a cadeia de suprimentos, a compra, o transporte, a distribuição, o estoque, a reposição. Isso numa realidade em que tudo é informatizado. Na onda dessa valorização da logística, instituições de ensino superior brasileiras começaram a ofertar cursos e mais cursos voltados especificamente para a área.

’’Quem opta por essa carreira tem que ter algum interesse por matemática e por organização, saber como a empresa funciona’’, acrescenta o professor da PUC-PR. As principais demandas por profissionais estão nos grandes varejistas (redes de supermercados, farmácias, lojas de departamentos), indústrias, franquias e transportadoras.

’’Todo grande centro que tem unidades de grandes redes tem alta demanda’’, diz Bertin. ’’As pessoas querem comprar os produtos mais baratos possíveis. Para vender barato, a empresa tem que reduzir custos de produção e distribuição. Uma logística eficiente é fundamental.’’

Miguel Pereira Neto começou a trabalhar no Condor há oito anos, como encarregado. Foi subindo na empresa até se tornar gerente do setor de logística, onde hoje administra o atendimento às 29 lojas da rede, localizadas em 11 cidades. Nesse caminho, procurou sempre se aprimorar: estudou Economia, cursou pós-graduação em Gestão de Produção e atualmente faz MBA em Sistemas de Logística.

’’A logística é dinâmica, e a logística de varejo, mais ainda. Por exemplo, se a empresa resolve fazer uma promoção ou adotar uma nova estratégia, isso muda todo o trabalho’’, afirma Pereira. ’’É um mercado em expansão. A logística ainda é um conceito novo. Na indústria, é algo muito forte. No varejo, está sendo mais valorizado, porque é um fator de competição. Inclusive, tem sido uma base de sustentação para novos empreendimentos.’’

ONDE ESTUDAR

Cursos de Logística no Paraná

Instituição Município

Uniandrade Curitiba

Ceuclar Curitiba (à distância)

Unicuritiba Curitiba

FAE Curitiba

Unijorge Campo Mourão e Curitiba (à distância)

Uniasselvi Curitiba e Maringá (à distância)

Facel Curitiba

FCSAC Cascavel

Fatec Internacional Vários (à distância) e Curitiba (presencial)

Fac. Machado de Assis (Fama) Curitiba

Fatec Radial Curitiba

Faculdade de Tecnologia Tupy Curitiba

Faculdade Dom Bosco Cascavel

Facear Araucária

Faec Colombo

Faculdade Bagozzi Curitiba

Faculdades Integradas Camões Curitiba

Faculdades Opet Curitiba

Fasul Toledo

Inesul Londrina

PUC-PR Curitiba

Universidade Anhanguera/Uniderp Vários (à distância)

Unisa Curitiba (à distância)

Unisul Cascavel e Londrina (à distância)

UEPG Ponta Grossa

Univ. Metodista de São Paulo Londrina (à distância)

Universidade Positivo Curitiba

Fonte: Ministério da Educação (MEC)

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.