Logística colaborativa é a aposta da Souza Cruz para entregas eficazes

Publicado em
16 de Outubro de 2018
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O Brasil é o maior exportador de tabaco do mundo, porém o consumo interno caiu 36%, o que fez com que os volumes de produtos nas carretas e a eficiência caíssem.

Pensando nisso, o grupo Souza Cruz, que gerou mais de R$ 10 bilhões de reais em impostos no ano passado para o país, empregando 30 mil famílias que cultivam o produto adotou algumas estratégias para diminuir custos e aumentar sua eficiência logística no país.

Uma dessas estratégias foi o desenvolvimento de um sistema de Logística Colaborativa. “Quando vimos a redução na quantidade de cigarros, tentamos rever internamente o que poderia ser feito e descobrimos que tinha muita oportunidade ainda inexplorada”, explica Roberto Hasil, Country Logistics Manager da Souza Cruz. 

Ele conta que atrás de todo caminhão com cigarros ia também um outro com peças de merchandising para os pontos de venda. “Unimos os dois e conseguimos economizar. Depois disso observamos os circuitos com os fornecedores e as usinas…”.

A Souza Cruz entendeu que era possível aproveitar o espaço vago nos caminhões para transportar produtos como energéticos, barbeadores, bebidas e muitos outros. “Uma das grandes preocupações é que somos bons em transportar cigarro, mas não éramos bons em transportar outros produtos. Por isso contratamos uma empresa que faz a administração do dia a dia desta operação”.

Assim, a Souza Cruz criou um sistema “win-win-win”, no qual há ganhos ambientais, redução de custos para parceiros, para a própria Souza Cruz e para as transportadoras. “Isso foi muito útil durante a greve dos caminhoneiros”, disse. Com o sucesso da estratégia, o executivo conta que a empresa repetiu a ideia em outras áreas. “Não é disruptivo, é enxergar as oportunidades que estão dentro da empresa”, disse Roberto.

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