A LOGISPESA - Associação Brasileira de Logística Pesada - formalizou pedido junto aos órgãos que emitem Autorização Especial de Trânsito para suspensão definitiva da exigência de documentos em papel, substituindo-os por documentos em PDF ou pela digitalização completa do processo.
A associação, ainda em meados de 2019, lançou o Programa AET 4.0, cujo objetivo é a universalização da concessão de Autorização Especial de Trânsito pela via Digital, com já acontece em alguns estados e no DNIT.
Lamentavelmente a resistência dos órgãos tem sido muito grande. E o problema, a despeito do que possa parecer, que seja devido à falta de recursos, na verdade é de ordem cultural, acredita João Batista Dominici, presidente da Logispesa. Ela se dá pela dificuldade dos governos em entender a urgência da transformação digital que precisa acontecer e com uma velocidade maior do que está acontecendo, em especial no setor público, com destaque para órgãos como DER's.
Um exemplo de resistência à digitalização total dos processos é órgãos, como a SEINFRA da Bahia e o DNIT, que já digitalizaram o sistema de concessão de AET, mas continuam exigindo parte dos documentos em papel.
A nossa esperança é que tiremos, entre as lições positivas, dessa pandemia, a necessidade e urgência de digitalizar por completo os processos de concessão e obtenção de AET em todo o Brasil. A Logispesa está pronta para ajudar no que for necessário, completa Dominici.