Não há como garantir o sucesso do transporte de cargas excepcionais sem o devido planejamento e projeto. Não é à toa que as cargas com peso e dimensões excedentes são também conhecidas como carga projeto. Portanto não há como garantir o sucesso de um transporte de cargas excepcionais sem assegurar:
- que o processo seja feito certo da primeira vez;
- que a escolha e dimensionamento do veículo sejam feitos de acordo com a legislação vigente;
- que o transportador, portanto, conheça no detalhe a legislação vigente, ou na falta dela, os critérios adotados por cada órgão envolvido na operação;
- que o percurso definido seja viável geométrica e estruturalmente, ainda que para isso seja necessário a contratação de um estudo de viabilidade geométrica - EVG;
- que seja feito um mapeamento dos pontos negros da rodovia com riscos para a segurança do transporte e da carga;
- que os pedidos de AET sejam planejados e executados com olho nos prazos legais, acompanhados de toda a documentação exigida e monitorados diariamente, em especial, aqueles que dependem de consultas às residências e/ou concessionárias;
- o correto levantamento e cálculo das taxas e tarifas e realização dos pagamentos, dentro dos prazos determinados;
- uma boa e respeitosa articulação com todos os técnicos e autoridades envolvidas;
- o meticuloso e permanente acompanhamento de todos os pedidos de AET para as possíveis e necessárias correções e/ou vigilância do cumprimento dos prazos legais.
Sem que o tomador do serviço de frete não esteja totalmente comprometido com, pelo menos, os seguintes objetivos:
- redução, ao máximo possível, do peso e dimensões finais do item a ser transportado, levando em conta possíveis limitações e restrições da infraestrutura rodoviária;
- contratação do transporte com o planejamento adequado, levando em conta os prazos legais e/ou tempos médios para obtenção de AET e, quando necessário, agendamento de escolta policial, programação de travessia e acompanhamento por concessionárias de rodovias;
- rigor na avaliação da transportadora, certificando-se de que a mesma dispõe de frota adequada para o transporte das cargas objeto da contratação e boas práticas de gestão dos processos de obtenção de AET e operação do transporte, de acordo com a AET e com os demais requisitos legais;
- Certificando-se, ainda, de que o transporte será realizado com veículos próprios e não através de sub-contratações
- precisão e acuracidade nas informações de peso, dimensões, localização do CG, assim como dos pontos de apoio e amarração da(s) carga(s);
- informação precisa da origem e destino do transporte, assim como da previsão de data de carga e descarga;
- definição da responsabilidade pela carga e descarga;
E, contratualmente, sem que o tomador do serviço de frete, exija da transportadora total transparência e acesso, sempre que julgado necessário, a todas as etapas de viabilização do transporte, o que inclui, mas não está limitado a:
- informação sobre a configuração do conjunto transportador (veículos + carga), detalhando a distribuição de pesos por eixo, as distâncias entre eixos, o PBTC e a largura, altura e comprimento finais do Conjunto Transportador;
- sempre que a complexidade do transporte exigir, justificativa para a utilização do configuração de veículo apresentada para se assegurar se a mesma é a que oferece a melhor segurança para a carga e para a obtenção de licenças e operação do transporte;
- a descrição do percurso com a indicação de todas as vias e rodovias que compõem o itinerário;
- a relação dos órgãos rodoviários, polícias rodoviárias e concessionárias de rodovias envolvidos com a operação do transporte;
- os contato(s), na transportadora, dos responsável(is) pelos pedidos de AET;
- compromisso da empresa em manter o embarcador e/ou os seus prepostos permanentemente atualizados com as informações relacionadas ao processo de obtenção de AET, em especial sobre:
- previsão do prazo final para obtenção de todas as AET's obrigatórias para o transporte;
- data de entrada do Pedido de AET (Nº da AET) nos diversos órgãos com jurisdição sobre as rodovias do percurso;
- status diário do(s) Pedido(s) de AET;
- não conformidades apontadas pelo órgão no pedido de AET;
- informação, com a maior antecedência possível, sobre possíveis interrupções ao transporte devido restrições de trânsito durante feriados prolongados, ou por eventos não programados nas rodovias;
- imediata notificação de possíveis exigências extraordinárias por parte dos órgãos com jurisdição sobre a(s) rodovia(s), no caso de exigências excepcionais, como, Estudos de Viabilidade Estrutural e/ou Geométrica ou Laudo Técnico de Instrumentação, ou restrição ao trânsito do equipamento de qualquer natureza;
- notificação de possíveis atrasos ao cronograma do transporte por possíveis descumprimento dos prazos legais por parte dos órgãos competentes e/ou concessionárias;
- problemas com o agendamento de escolta policial;
- problemas com relação à programação da travessia junto à concessionárias de rodovias
- comprovação de pagamentos de taxas e tarifas, como TAP, TUV, Operações Especiais, Escolta Policial, Acompanhamento de Concessionárias de Rodovias;
- previsão do prazo final para obtenção de todas as AET's obrigatórias para o transporte;
E, por fim, sem que, contratualmente, o tomador do serviço de frete, exija da transportadora total transparência e acesso, sempre que julgado necessário, a todas as etapas de operacionalização do transporte, o que inclui, mas não está limitado a:
-
informação sobre a conclusão do processo de obtenção de AET’s;
-
informação sobre conclusão, quando necessário, do processo de programação das travessias;
-
informação sobre conclusão, quando necessário, do processo de agendamento de escolta policial, em especial da PRF;
-
informação sobre conclusão, quando necessário, do processo de acionamento de concessionárias de rodovias;
-
notificação das medidas necessárias para o início da operação de transporte;
-
alinhamento com o embarcador das datas definitivas para geração das notas fiscais e início do transporte;
-
notificação sobre possíveis restrições próximas ao início da operação de transporte tais como feriados prolongados, obras na rodovia;
-
programação da travessia, acionamento de escolta policial, dentre outras.
QUER REDUZIR CUSTOS NO TRANSPORTE DE CARGAS INDIVISÍVEIS, SEM POR EM RISCO A SEGURANÇA, OS PRAZOS E SEM ESTOURAR O ORÇAMENTO, FALE CONOSCO: 11-999905265