Log-In Logística Intermodal cresce 20% na cabotagem em 2009

Publicado em
07 de Abril de 2010
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A Log-In Logística Intermodal participará, de 06 a 08 de abril, da 16ª Intermodal South America, considerada uma das maiores feiras de comércio exterior, logística e transporte internacional. A empresa irá apresentar seu balanço positivo no serviço de cabotagem, navegação entre portos na costa brasileira, em 2009, que, apesar da forte crise, cresceu 19,4%, por meio de ganhos de market share. A produção alcançou 167,9 milhões de TEUs-Milha no ano, com aumento da distância média de transporte. A taxa de ocupação dos navios foi de 45% em TEUs-Milha, refletindo o incremento de capacidade com a entrada em operação de navios maiores no serviço Atlântico Sul no terceiro trimestre.

"O incremento da cabotagem no ano passado foi de cargas antes movimentadas por rodovias e além de auxiliar para a racionalização da matriz de transportes brasileira, reduz o volume de emissões de CO2 na atmosfera", afirma Mauro Dias, diretor presidente da Log-In. De acordo com o Plano Nacional de Logística e Transportes do Governo Federal, para uma matriz de transporte equilibrada é recomendável que o modal rodoviário responda por 33% e o aquaviário por 29%. Atualmente, são 58% e 12%, respectivamente.

No volume total do ano, o serviço de Navegação Costeira transportou 110.547 TEUs, com produção de 167,9 milhões de TEUs-Milha, crescimento de 7% sobre 2008. As operações da Navegação Costeira foram responsáveis por 56% da receita total do quarto trimestre; as operações do Terminal de Vila Velha (TVV) por 27,3%; e os serviços de logística, por 16,7%. A receita operacional bruta somou R$ 487,6 milhões no ano passado.

Lançamento de navio

Ainda no primeiro semestre de 2009, a Log-In irá lançar o casco do primeiro navio porta-contêiner da encomenda feita ao Estaleiro Ilha, Eisa, em 2007. O navio é um dos mais modernos do gênero construído no Brasil nos últimos quinze anos e o primeiro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. A embarcação tem capacidade de 2.800 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), pesa cerca de 10 mil toneladas vazia e pode chegar a 47 mil toneladas carregada. Possui 218,45m de comprimento total, 29,80m de boca (largura), 11,60m de calado máximo, velocidade de 20 nós (no calado de projeto de 10,60m) e acomodações para 30 pessoas, sendo 20 tripulantes. A previsão é que o navio entre em operação ainda este ano na rota do serviço Atlântico Sul, que liga Buenos Aires a Manaus, após a fase de acabamento e testes.

 
Investimentos 2010
 
A Log-In aprovou investimentos de R$ 406,1 milhões para 2010. Desse montante, R$ 334,9 milhões vão para os navios em construção no Estaleiro Ilha (Eisa), sendo R$ 171,8 milhões para os navios porta-contêiner e R$ 163,1 milhões para os navios graneleiros para transporte de bauxita. Os terminais intermodais e terrestres receberão investimentos orçados em R$ 56,3 milhões. O TVV terá aporte de R$ 19,9 milhões e o Terminal de Camaçari (Tercam), na Bahia, R$ 15,9 milhões. Já o terminal intermodal de Paulínia (SP) terá investimentos de R$ 20,5 milhões. Também estão previstos investimentos no valor de R$ 1,8 milhão para a aquisição de semi-reboques porta-contêiner para o transporte rodoviário nas operações de coleta e entrega de cargas do serviço de Navegação Costeira. Para investimentos correntes estão previstos R$ 13,1 milhões.

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