Locação de caminhões deve crescer no Brasil em 2023

Publicado em
10 de Janeiro de 2023
compartilhe em:

Nos últimos dois anos, houve uma forte alta nas operações de transporte rodoviário de cargas no Brasil. Ao mesmo tempo, a indústria de veículos sentiu os impactos da covid-19. Ou seja, houve uma limitação na produção de caminhões e ônibus por causa da falta de componentes. Além disso, no fim de 2022 as montadoras lançaram seus caminhões e ônibus em conformidade com as regras do Proconve P8. Para atender as novas leis de controle de emissões, os pesados receberam várias atualizações. Com isso, os preços subiram, em média, entre 15% e 25%. Acrescente-se a isso o forte aumento desproporcional dos custos operacionais. Tudo isso somado fez com que os serviços locação de caminhões ganhassem espaço.

Segundo o CEO do Grupo Vamos, Gustavo Couto, mesmo assim a locação de caminhões e ônibus no Brasil não chega a 1% da frota. De acordo com ele, há cerca de 3,3 milhões de veículos rodando do País. Couto disse ao Estradão que, nos Estados Unidos, por exemplo, 25% da frota de pesados é alugada.

Ou seja, ele aposta no crescimento desse serviço. Não por acaso, Couto estima ter cerca de 100 mil veículos alugados até 2025. Atualmente, a Vamos tem 38,5 mil veículos locados.

Leia matéria completa no link abaixo:

https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/locacao-de-caminhoes-deve-crescer-no-brasil-em-2023/

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.