LiuGong bate recorde de vendas na América Latina

Publicado em
08 de Dezembro de 2011
compartilhe em:

A LiuGong – maior fabricante global de pás-carregadeiras – superou as suas metas de comercialização de produtos na região latinoamericana ao longo dos últimos 12 MESES (outubro/2010 e outubro/2011). O bom desempenho foi obtido em número de máquinas negociadas e também em receita, segundo Fernando Mascarenhas, presidente da LiuGong América Latina.

A meta da companhia para a região era comercializar acima de 1400 unidades ao ano, número que mostra a importante presença das máquinas LiuGong na região. “Também registramos aumento nos resultados financeiros, refletindo tanto a ampliação do nosso mix de produto quanto a evolução do nosso market share em áreas diferentes daquela que lideramos mundialmente”, confirma o executivo.

Um dos destaques nos resultados da LiuGong na América latina é o resultado das vendas de escavadeiras hidráulicas – equipamento de valor superior ao das pás-carregadeiras. “As pás-carregadeiras continuam sendo o nosso produto carro-chefe. Porém, registramos pedidos desde o menor equipamento até aquele de valor mais elevado”, diz Mascarenhas.

Proporcionalmente, a América Latina consumiu, de janeiro a novembro, mais de 600 pás-carregadeiras e 200 escavadeiras hidráulicas. “Ainda há predominância de pás-carregadeiras, algo normal dentro do nosso perfil, mas no plano de vendas para a região não previa um volume tão alto de escavadeiras, o crescimento de 76% nesse setor foi uma grata surpresa”, comemora o presidente da LiuGong LA.

Ele informa também que o mix de produto da LiuGong não se restringe a essas duas linhas e diz que a linha de máquinas para construção civil registrou vendas de rolos compactadores, motoniveladoras, minicarregadeiras, retroescavadeiras e tratores sob esteiras. A linha de empilhadeiras também apresentou forte crescimento de vendas.

Destaques por país

Mascarenhas comenta que a LiuGong registrou desempenho interessante em cada um dos países latinoamericanos aonde possui operação, sempre através de distribuidores. “No Brasil expandimos a operação com a nomeação do concessionário da região Nordeste. Na Argentina, que é o nosso segundo maior mercado, caminhamos muito bem. Na Colômbia registramos uma evolução muito boa, graças ao nosso concessionário de altíssimo nível. Tivemos uma grande surpresa no Paraguai que, apesar de ser um mercado menor, apresentou resultado muito bom comparado ao que se esperava neste primeiro ano de operação do concessionário local. O Chile também vem apresentando bom resultado, e acabamos de fechar o contrato para envio de maquinas ao Uruguai”, resume.

Investimentos

Não por acaso, os investimentos da LiuGong na região, nos últimos 12 meses, se concentraram na abertura do primeiro Centro de Distribuição de Peças, instalado no município de Guarulhos na Grande São Paulo. Com o estoque de peças local a fabricante reforça o seu compromisso de oferecer o melhor custo-benefício, com alta qualidade no atendimento aos clientes da região.

Os concessionários também ganham porque a Liugong assume o estoque de peças de baixo e médio giro, variando desde motores e seus componentes até eixos e sistemas de transmissão. O presidente da LiuGong na América Latina, Fernando Mascarenhas, lembra que a manutenção do estoque local aumenta não só a capacidade de atendimento, como a agilidade no reparo das máquinas na região.

Também foi aportado um volume importante de recursos na contratação e no treinamento não só da equipe comercial da LiuGong como também dos profissionais ligados aos concessionários. “Outra iniciativa foi a criação da linha de crédito aos nossos distribuidores”, completa o Mascarenhas.

“Além disso, estamos anunciando a parceria com o Banco De Lage Landen Brasil, uma instituição financeira de primeiro nvel, para oferecermos aos clientes do Brasil soluções financeiras diretamente nos pontos de venda, com planos específicos para o nosso tipo de produto”, antecipa.

Para 2012, a LiuGong estuda a instalação de uma unidade fabril no Brasil, empreendimento que irá concentrar boa parte dos investimentos previstos para o ano. Porém, a fabricante não deixará de aportar recursos na instalação de Centros de Distribuição de Peças em outros países da região, para simplificar a logística de atendimento aos clientes.

“Na China, estamos investindo na evolução tecnológica das máquinas e na adaptação dos equipamentos às necessidades dos países latinoamericanos. Já fizemos, por exemplo, uma adaptação no espaço interno, porque somos fisicamente maiores do que os chineses”, aponta Mascarenhas, ao revelar que também está selando alianças com empresas de assistência técnica para expandir o atendimento ao cliente em todos os todos os países em que a LiuGong possui operação.

 

Atendimento aos parceiros

Cumprindo a estratégia definida para a região latinoamericana, a LiuGong LA não só ampliou o número de distribuidores - estabelecendo alianças em locais onde não tinha presença, como contribuiu para a melhoria do desempenho de distribuidores já estabelecidos

No final de 2010, por exemplo, a LiuGong passou a operar no Paraguai. Em 2011, inaugurou mais um ponto de venda no México. Estabeleceu um segundo distribuidor no Equador, além de selar parceria com um distribuidor no Nordeste do Brasil – zona em que não tinha presença, e abrir parceria em Trinidad Tobago.

“Na Argentina temos um ponto de venda a mais em Córdoba. Assim como criamos um segundo ponto de venda no Panamá. O Chile também expandiu e, no Peru, inauguramos um ponto de venda de 32 mil metros quadrados”, cita Mascarenhas. “Estamos fechando 2011 com a felicidade de termos vivido um ano muito intenso e de muito trabalho. Tenho certeza de que foi um ano bem interessante”, conclui.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.