Lista de e-mails: Como e Por Que Se Relacionar Com Ela, por Conrado Adolpho

Publicado em
16 de Abril de 2015
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Você possui uma lista de e-mails e não sabe o que fazer ou não está conseguindo utilizá-la corretamente? Nesse artigo você vai aprender a importância de ter uma lista e como usá-la a seu favor.

Uma lista de e-mails é muito importante para quem pretende se tornar um empreendedor e é preciso saber utiliza-lá de maneira correta para que ela aja a seu favor.

Hoje, o relacionamento que você mantém com o mercado é cada vez mais valorizado. Grande parte das empresas, de qualquer setor, possuem sua própria lista de clientes, mas não sabem o que fazer com elas.

O relacionamento que você mantem com a lista de e-mails é fundamental para que você aumente sua receita sem ter que aumentar o custo de divulgação. Vamos ensinar, então, como organizar melhor os dados dos seus clientes para iniciar um relacionamento com eles através do e-mail.

Antes de tudo vamos falar sobre 2 erros básicos de relacionamento com a lista de e-mails que todo mundo costuma cometer, tanto no Brasil, quanto no exterior.

O primeiro erro é quando o infoprodutor, ou a pessoa que trabalha com site, cria a página de captura, a recompensa digital, gera atenção, as pessoas se inscrevem na lista dela, mas ela não dá a continuidade no relacionamento. Passo um mês que a pessoa baixou aquela recompensa digital, e ela é “esquecida”, ou seja, o infoprodutor faz tudo certinho, mas chega na hora de manter o relacionamento com os leads, ele simplesmente abandona a lista de e-mails, só existe uma preocupação em capturar o e-mail e deixa armazenado no banco de dados.

O segundo problema é ainda pior que o primeiro: ao invés de esquecer que a lista de e-mails existe, só se comunicar com as pessoas da sua lista quando pretende vender, isto é, só entrar em contato com a lista de e-mails toda vez que tiver um produto novo, só mandar e-mail quando deseja obter algum retorno da lista.

Isso é muito comum no marketing digital. Pessoas que capturam e-mail, não geram conteúdo de valor e só lembram da lista de e-mails quando querem ganhar algum dinheiro.

Esse tipo de relacionamento se assemelha a aquele do primo ou amigo chato: só lembra ou liga para você quando precisa de um favor. Você não quer ser o primo chato, quer?

A solução para não acabar cometendo nenhum desses erros é manter um equilíbrio entre oferecer um conteúdo relevante, ou seja, oferecer algo que tenha muito valor para as pessoas da sua lista de e-mails e também rentabilizar a lista.

Agora vamos ao ponto!

Como entregar um conteúdo relevante para os meus leads?

A primeira regra, é a rega do 80/20, o princípio de Pareto: todo conteúdo que você for entregar para a sua lista, pense na regra de Pareto, 80% do que você for entregar para a lista de e-mails deve ser um conteúdo muito relevante para a sua audiência, ou seja, um conteúdo que vai ajudar a curar uma dor da sua audiência.

Esses conteúdos não devem ser promocionais, devem ser informativos, possuir conteúdo de valor. Por exemplo: se você vende serviços de limpeza de carpetes, ensine como fazer a manutenção do carpete de modo a não acumular ácaros. Isso gera credibilidade. Mostre para seu público que você tem propriedade naquilo que está vendendo.

Com isso, lhe sobra 20%, que deve ser destinado à vendas, afinal através do conteúdo que você gerou, você ganhou credibilidade e a confiança da sua audiência além de existir o relacionamento de troca e eles já estarão prontos para comprar de você.

Antes de escrever um e-mail, pense qual é o objetivo desse e-mail. Toda vez que precisar mandar um, pense no que você pretende com aquele e-mail, se é ganhar credibilidade ou esquentar a sua lista para uma venda, afinal, o e-mail marketing faz parte de uma estratégia e toda estratégia precisa ter um objetivo pra que o seu objetivo seja alcançado.

Uma dica é não mandar um e-mail só por mandar, com um conteúdo mais ou menos. Se dedique a conteúdos relevantes e isso vai fazer com que a sua lista valorize o seu trabalho e seja mais responsiva.

Agora você deve estar imaginando “Como vou saber qual tipo de conteúdo a minha lista de e-mails quer receber?”

Isso é fácil de resolver. Você pode fazer uma pesquisa com a sua lista, utilizando ferramentas como o SurveyMonkey (serviço pago) ou o Google Drive que também possuí uma ferramenta de formulários. Mande a pesquisa para a sua lista, com o que você deseja saber sobre ela. Você vai ficar surpreso com as repostas que você vai obter.

Aqui na Webliv nós já fizemos várias pesquisas com a nossa audiência que nos responderam coisas que nem imaginávamos. A pesquisa além de te ajudar com os conteúdos gratuitos que você vai mandar para a sua lista, ainda pode te ajudar a deixar o seu curso mais redondo e te dar mais idéias de novos produtos.

Bom, depois de descobrir o tipo de conteúdo fazer para a sua lista e entregar isso para ela, lhe sobra os 20%. Essa porcentagem você pode utilizar para promover os seus produtos para a sua lista de e-mails.

Como organizar os dados

Bom, você já sabe a importância de se relacionar com a sua lista de e-mails, sabe que é preciso fazer pesquisa, agora, como colocar isso de forma organizada?

Você precisa separar todas as informação que colheu em uma planilha do Excel. Coloque em cada linha o nome de um cliente e reserve uma coluna para e-mail, telefone, endereço, cidade/estado e produtos comprados.

Depois disso você vai escolher uma das colunas para segmentar o mercado, ou seja, separar em grupos aqueles que compartilham de um mesmo interesse.

O próximo passo é cadastrar todos esses e-mails em uma ferramenta de gerenciamento de lista e envio de e-mails. Indicamos a que nós usamos, a Aweber. Ela possui a opção de autoresponder ou follow – que é uma programação prévia de todos os e-mails que você vai enviar para sua lista, ou mailing list.

Com isso, você pode escrever 50 e-mails diferentes e programá-los para serem enviados ao longo do ano. Se considerar que um ano possui 52 semana, você consegue em pouco tempo organizar um material para ser enviado semanalmente para seus clientes. Esses e-mails devem ser curtos, entre 2 ou 3 parágrafos, em tom informal – como se estivesse conversando com o cliente.

Nunca deixe de se relacionar com a sua lista de e-mails, quem costuma vender através da internet engana-se muito se pensa que esse estilo de venda não necessita de um minímo de contato com os seus clientes.

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