Os reboques e semirreboques hidráulicos, também conhecidos como linha de eixos, possuem a capacidade de comutar seus eixos em uma configuração com 3 pontos de apoio ou com 4 pontos de apoio no pavimento.
Essa configuração é realizada através das válvulas de controle da suspensão e constam do Manual de Instrução do fabricante desses equipamentos.
A decisão entre uma modalidade ou outra é fundamental para a segurança do transporte e dependerá de algumas características da carga e do trajeto.
Mas, quais as características de cada configuração?
a) – Com 4 Pontos de Apoio:
Vantagens:
- maior ângulo de estabilidade (triângulo azul do desenho abaixo);
- mais adequado para as cargas com centro de gravidade alto.
Configuração em 4 Pontos de apoio
Desvantagens:
- maior dificuldade de manter o nível horizontal. Lembre-se de uma mesa convencional com quatro pernas: eventualmente ela pode ficar “manca” ou seja, com três pernas apoiadas e uma em falso.
- com isso, pode-se sobrecarregar os eixos que permanecem com apoio. Essa sobrecarga nos eixos que permanecem com apoio no piso pode provocar danos na suspensão ou mesmo na estrutura do reboque.
b) – Com 3 Pontos de Apoio:
Vantagens:
- maior facilidade de manter o nível horizontal. Lembre-se de uma mesa com três pernas: ela jamais ficará “manca”, porque com três pontos de apoio só se determina um plano.
- sempre haverá cargas iguais nos conjuntos de eixos e na estrutura do reboque.
- menos problemas com efeitos dinâmicos causados pelo movimento quando perde-se apoio em um dos conjuntos. Com 3 pontos, sempre haverá equilíbrio.
Configuração em 3 Pontos - Simétrica
Desvantagens:
- menor ângulo de estabilidade (triângulo azul do desenho acima). Ou seja, maior propensão ao tombamento no caso de inclinações laterais.
- menos adequado para cargas com centro de gravidade alto.
No caso de apoio em 3 Pontos, pode-se ainda optar, em alguns casos, para a configuração “assimétrica” (dois pontos em uma lateral e um ponto na outra), como no exemplo abaixo, de modo a aumentar o ângulo de estabilidade, e manter as vantagens da configuração em 3 pontos.
Configuração em 3 Pontos – Assimétrica
Assim, carga com centro de gravidade elevado: configuração em 4 pontos é mais segura. Carga com centro de gravidade baixo, configuração em 3 pontos é mais vantajosa.
Por isso, planeje o Transporte de Cargas Especiais. Consulte sempre o Manual do Fabricante para fazer a escolha certa, e garantir a segurança do transporte.
* Artigo escrito por Rubem Penteado Mello, consultor do Sindipesa
Rubem de Mello - Engenheiro Mecânico com pós-graduação em engenharia de produção e mestrado em engenharia mecânica. Foi engenheiro projetista da Bernard Krone do Brasil (fabricante de semi-reboques e da Ford New Holland (fabricante de máquinas agrícolas). Atuou ainda como engenheiro industrial, gerente de produto e atualmente é diretor, responsável pela área da qualidade nos serviços de inspeção de segurança de veículos sinistrados e alterados e inspeção de veículos que transportam produtos perigosos na Transtech Ivesur Brasil Ltda. Foi vencedor do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito de 1996.