Liminar proíbe o transporte de amianto em SP

Publicado em
25 de Outubro de 2010
compartilhe em:

A 21ª Vara do Trabalho de São Paulo concedeu uma liminar em uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para impedir que a empresa "Rápido 900" transporte cargas de amianto no Estado de São Paulo, sob pena de multa de R$ 100 mil para cada descumprimento da ordem.

A empresa já havia entrado na Justiça com uma ação para suspender a interdição e a multa aplicada pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) pelo transporte do produto no Estado, mas teve seu pedido negado pela 87ª Vara do Trabalho de São Paulo e pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região.

Há dois anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) assegurou, por meio de uma liminar, a validade da lei paulista que proíbe o uso do material no Estado. No entanto, o Ministério Público do Trabalho (MPT) ainda enfrenta resistências das empresas que trabalham com o produto. A discussão sobre os malefícios do amianto começou com o ajuizamento de inúmeras ações de trabalhadores que desenvolveram doenças pulmonares após o contato com a fibra.

O amianto já foi banido da maioria dos países da Europa e também dos Estados Unidos. O Brasil autoriza o uso controlado do amianto crisotila, também conhecido como amianto branco, mas a lei federal que disciplina o assunto ainda será analisada pelo Supremo. A interpretação da Lei do Estado de São Paulo, de número 12.684, de 2007, gera controvérsias entre empresas e o MPT.

As empresas de transporte, por exemplo, argumentam que, como se trata de uma lei estadual, a norma não poderia impedir a locomoção de produtos provenientes de outro Estado. No caso da Rápido 900, a briga com o MPT já teve vários desdobramentos. O MPT alega que a empresa insiste em transportar amianto mesmo após ter seu pedido negado pela Justiça paulista. O Ministério Público ainda afirma que a empresa teria também se envolvido em um acidente na Via Anhanguera, despejando 26 toneladas do material na pista, na véspera do feriado de Carnaval do ano passado.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.