Licenciamento antecipado deve atingir recorde de 3,5 milhões até março

Publicado em
22 de Janeiro de 2016
compartilhe em:

Detran.SP e Prodesp montam força-tarefa que trabalha em três turnos para garantir o envio dos documentos pelos Correios

Mais de 1,5 milhão de proprietários de veículos do Estado de São Paulo já fizeram o licenciamento antecipado em apenas dez dias úteis de 2016, junto com o pagamento do IPVA à vista. Para atender à demanda, que deve chegar a 3,5 milhões de Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) emitidos até março, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) e a Prodesp, empresa de tecnologia da Informação do Governo do Estado de São Paulo que administra o Poupatempo, montaram uma força-tarefa para cuidar da impressão dos documentos e de sua remessa para os Correios para entrega em domicílio.

“O licenciamento antecipado permite ao proprietário regularizar a situação do veículo já no início do ano, sem necessidade de ir a uma unidade do Poupatempo ou do Detran.SP, e circular sem correr o risco de esquecer ou deixar para a última hora quando chegar o mês de licenciamento previsto no calendário anual”, explica Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran.SP.

No ano passado, o volume de documentos remetidos chegou a 296 mil em um único dia, o que pode ser repetir neste início de 2016. Quem optar pelo pagamento do IPVA de forma parcelada pode fazer o licenciamento antecipado junto com a terceira e última parcela.

Os proprietários também podem usar o aplicativo Detran.SP para celular e tablets, no qual é possível obter de forma gratuita o total de débitos do veículo.

No Estado de São Paulo, o calendário anual obrigatório de licenciamento começa em abril e vai até dezembro, de acordo com o final da placa. Para os veículos de carga (caminhão) vai de setembro a dezembro.

Em 2016, o valor da taxa de licenciamento é de R$ 80,07 para todos os veículos. Ao fazer o licenciamento eletrônico antecipado, é obrigatório pagar R$ 11,00 pelo custo de envio do documento pelos Correios. Além disso, é preciso quitar débitos de seguro obrigatório (DPVAT) e possíveis multas.

A taxa pode ser recolhida no Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, HSBC, Safra, Citibank, Banco Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. O pagamento deve ser feito por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que consta no CRLV, pela internet, nos respectivos sites dos bancos, nos caixa eletrônico ou no guichê dos caixas das agências.

Proprietários de veículos movidos a Gás Natural Veicular devem primeiro submetê-lo à inspeção anual de segurança veicular antes de efetuar o pagamento do licenciamento antecipado.

Prazo para entrega

Devido à grande procura pelo serviço, o prazo para entrega do CRLV pelos Correios no período é de até 20 dias úteis. Para receber o documento, é preciso que o endereço de registro do veículo esteja atualizado junto ao Detran.SP.

Os Correios farão três tentativas de entrega. Caso não haja ninguém no local para receber o documento, ele será devolvido à unidade do Detran.SP da cidade em que o veículo é registrado.

O motorista pode acompanhar a entrega do CRLV no site dos Correios, por meio do código de rastreamento. Quem tem o aplicativo do Detran.SP recebe o código de rastreamento (AR) automaticamente, que também pode ser obtido pelo site www.detran.sp.gov.br, em “Acesse os Serviços Online” e ”Acompanhamento de Serviços”, na área de veículos.

Em caso de não recebimento do documento, é importante verificar com os Correios se o CRLV já foi devolvido ao Detran.SP.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.