Levantamento do Sindipesa identifica entidades e locais que oferecem o Curso de Carga Indivisível

Publicado em
28 de Outubro de 2013
compartilhe em:

CLIQUE AQUI PARA PLANILHA COM RELAÇÃO ATUALIZADA DE TODAS AS ENTIDADES QUE ESTÃO OFERECENDO O CURSO PARA MOTORISTA DE CARGA INDIVISÍVEL

Agora não tem mais desculpas, nem adianta postegar o atendimento à Resolução 285/08 do Contran que trata de exigência de curso especializado para motorista que dirige veículo de transporte de carga indivisível. Conforme levantamento do Sindipesa há dezenas de locais oferecendo o curso em todo o Brasil e as empresas só tem 180 dias para capacitar seus motoristas.

A recomendação do Sindicato, portanto, é que as empresas que transportam cargas indivisíveis, com excesso de peso e/o dimensões, cuja circulação dependa de prévia Autorização Especial de Trânsito por parte dos órgãos com jurisdição sobre as vias (inclusive municipais) e rodovias é que procurem o mais rápido possível essas instituições e matriculem seus motoristas para fazer o curso para condutor de veículos de transporte de cargas indivisíveis.

Como várias empresas puderam constatar, de forma amarga, a falta desse curso impede a condução de veículos transportando cargas indivisíveis e depois dos 180 dias concedidos pelo Contran a pedido do Sindipesa e do Sindipesado vai ser praticamente impossível um novo adiamento da fiscalização.

O curso para motorista de carga indivisível tem uma carga horária de 50 horas e como ele muda a CNH do Motorista é monitorado de perto pelos Detran’s o que impede que ele seja oferecido na modalidade in-company. Confira abaixo os requisitos obrigatórios:

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.