Labor apresenta apresenta na Fenatran novo conceito para semirreboques

Publicado em
24 de Outubro de 2011
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A Labor Equipamentos Rodoviários, fabricante de implementos rodoviários e projetos especiais, localizada em Guarulhos (SP), lançará durante a 18ª Fenatran (Salão Internacional do Transporte) dois produtos inovadores para os operadores logísticos e empresas transportadoras nacionais. Entre os dias 24 e 28 de outubro, no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a empresa apresentará ao mercado o Semirreboque Sider Maxiloader e um novo conceito de semirreboque para o transporte de cargas secas.

O Sider Maxiloader é um equipamento que traz uma inovação para o setor de transportes nacional, uma vez que permite carregar um volume de carga superior em relação aos semirreboques de três eixos tradicionais. “Nos produtos convencionais, carrega-se o máximo de 28 pallets. Já no Sider Maxiloader, carregamos 42 pallets. Isto representa 50% a mais, ou seja, a cada dois semirreboques da Labor, precisa-se de três dos equipamentos utilizados comumente”, destaca Heberson Cosso, diretor comercial da Labor Equipamentos Rodoviários.

Para garantir maior eficiência logística no transporte das cargas, o equipamento da Labor apresenta uma ocupação inteligente do espaço inferior do implemento junto às rodas, normalmente desperdiçado no conceito existente no Brasil. Além disso, o sistema traz o conceito Double Decker (Dois Pisos), onde podem ser colocados 28 pallets (com medidas 1,00 x 1,20 m) na parte superior e 14 pallets na inferior. A altura interna total é de 3.930 mm, divididas em 1.870 mm em cada piso. “O carregamento é extremamente simples. O operador pode se movimentar com facilidade no interior da carroceria, sem qualquer esforço”.

 

O executivo explica que para a construção do monobloco do produto, foi desenvolvido pela própria empresa um sistema de suspensão pneumática que confere ao equipamento excelente estabilidade e conforto, sem trancos e trepidações na carga. “A suspensão atua sempre mantendo o pneu no chão. Além da carga não sofrer avarias durante o transporte, o pavimento também não sofre, uma vez que o pneu não fica ‘quicando’ no asfalto”.

 

E por ser um produto totalmente desenvolvido com tecnologia brasileira, o diretor enfatiza que a manutenção em nada difere dos semirreboques convencionais, uma vez que os componentes são facilmente encontrados no mercado. “Neste quesito, temos importantes fatores a serem destacados. O transportador vai levar mais carga com a mesma despesa operacional de combustível, pedágio, pneus e um menor número de caminhões tratores na frota. E além de tudo isso, vai contribuir com a redução de CO2 e material particulado na atmosfera”, defende.

 

Novo conceito de semirreboque - A novidade, que chega para ampliar a linha de produtos da família Maxiloader da Labor, utiliza um compósito (material que possui pelo menos dois componentes ou duas fases, com propriedades físicas e químicas nitidamente distintas em sua composição) para substituir totalmente o tradicional alumínio ondulado.

Cosso explica que o produto tem uma espessura de 3 mm contra 0,8 mm dos comumente utilizados em chapas onduladas. “O compósito tem 0,2 mm de alumínio de cada lado e possui uma camada de 2,6 mm de polietileno no interior”. Isso, segundo o executivo, traz uma série de benefícios para o transportador, a começar pelo design diferenciado. “Por ser totalmente liso, oferece maior facilidade para adesivação, tem propriedade térmica e acústica, o material é 100% reciclável e atóxico, de fácil limpeza além de oferecer várias possibilidades de cores já preparadas para raios ultra violeta”, ressalta.

Contudo, as principais vantagens são a resistência e a durabilidade do compósito. Por possuir uma espessura maior, o compósito não amassa nem arranha facilmente, como acontece com os “baús” tradicionais ao resvalarem em galhos de árvores durante o transporte ou mesmo durante o carregamento. “Devido ao material utilizado, em termos comparativos com um semirreboque convencional, nosso produto pesará cerca de 100 kg a mais. Entretanto, isso é pouco significativo diante do peso do equipamento e não irá interferir na operação de transporte, pois focamos na relação custo benefício. E tenho certeza que vamos despertar o interesse do mercado”, diz.

No que diz respeito às vendas, Cosso está muito otimista. Tanto que já implantou uma nova linha de perfis de alumínio na empresa para desenvolver o conjunto (opção de semirreboque com dois ou três eixos), que, além de viabilizar a produção, possibilitará também a troca de um eventual painel danificado de compósito em menos de 1 hora. “Iniciaremos as vendas ao mercado a partir de janeiro de 2012. A Labor é uma empresa pautada pela inovação e sempre procuramos oferecer ao mercado produtos com tecnologia de ponta, proporcionando uma operação de transporte altamente produtiva e eficaz para os nossos clientes”, finaliza.

Essa é a quinta vez que a Labor Equipamentos Rodoviários participa da Fenatran e a expectativa com o evento é muito positiva. “Em 2009 fizemos o lançamento dos modelos Maxiloader Carga Seca e Romeu e Julieta, além de levar o equipamento Inloader para o transporte de vidros, que já fabricamos há dez anos. Na ocasião, despertamos muito interesse dos empresários e conquistamos importantes clientes. Nessa edição, não temos dúvidas de que apresentaremos mais uma ótima solução e temos a expectativa de comercializar até o final deste ano cerca de 10 Sider Maxiloader. Somos conhecidos por inovar em nossos produtos com muita tecnologia e sempre oferecer a melhor otimização do transporte”, diz ele.

 

O executivo ainda revela que no primeiro semestre de 2012 a empresa vai inaugurar mais uma unidade fabril em Taubaté, no interior de São Paulo. “Serão 23 mil m², o que vai nos possibilitar um aumento da capacidade produtiva e consequente expansão da marca”, encerra.

Serviço:

Labor Equipamentos Rodoviários na Fenatran 2011
Local: Centro de Exposições do Anhembi – São Paulo (SP)
Data: 24 a 28 de outubro
Horário: 13h às 21h
Stand: Nº H 26

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