A empresa de celulose Klabin iniciou, no Paraná, testes com a primeira carreta dobrável do Brasil. Com tecnologia da Austrália, a novidade será usada para transporte de toras junto com a frota tradicional, para comparação.
A carreta dobrável é um implemento do tipo bitrem, próprio para o carregamento de madeira, que encolhe a primeira carreta sobre o chassi do cavalo-mecânico. Com isso, o veículo reduz seu tamanho de 19 metros para 15 metros.
Com essa redução, o caminhão precisa de menos espaço para manobrar, e consegue ter um ganho de tração e direção em áreas muito acidentadas, com menor raio de giro para as curvas. Com isso, a Klabin espera poder aumentar a quantidade de árvores plantadas sem aumentar a área de plantio.
Além do ganho na manobrabilidade do veículo, com maior facilidade para movimentação nas áreas florestais, o caminhão tem uma redução significativa no desgaste dos pneus, já que, quando vazio, oito pneus deixam de ter contato com o solo.
Vazio e dobrado, o caminhão também passa a ter uma agilidade maior, podendo realizar ultrapassagens mais ágeis e seguras, melhorando o fluxo das vias onde opera.
O custo de operação também é reduzido, já que sem contato com o solo, os pneus não são contados para pagamento do pedágio, e há uma menor resistência ao rolamento, reduzindo o consumo de combustível.
“A Klabin tem investido constantemente em sistemas e tecnologias visando aumentar a eficiência do negócio e manter seu pioneirismo. A equipe florestal conseguiu inovar mais uma vez, demonstrando a alta capacidade de desenvolvimento interno da companhia”, afirmou o diretor Florestal da Klabin, José Totti.