Iveco lança nova geração de produtos Ecoline com renovações na linha Daily de 3,5 a 7 toneladas

Publicado em
04 de Junho de 2012
compartilhe em:

Dois anos de projetos, 300 engenheiros, 120 protótipos e 5 milhões de quilômetros rodados. Esses são os números que nortearam o desenvolvimento da linha Ecoline, da Iveco (Fone: 0800 704.8326), lançada no último dia 18 de abril, durante test drive exclusivo para a imprensa, ocorrido em Indaiatuba, SP. A nova geração de produtos Ecoline inclui nova gama de caminhões leves de 3,5 a 7 toneladas Iveco Daily, que recebeu incrementos desde sua capacidade até o design.

Os novos caminhões são fabricados com motores Iveco FPT F1C Dual Stage com tecnologia EGR, que dispensa o uso do agente Arla 32. Nos diversos modelos de veículos, os motores vão de 147 cavalos (versão 35S14) a 170 cavalos (demais versões) e são, de acordo com a empresa, os mais potentes do segmento. Outra mudança está na transmissão, que agora é de 6 marchas, com alavanca de mudanças no painel. Com esse conjunto de mudanças entre motor e transmissão, a nova geração Iveco Daily é até 9% mais econômica que a geração anterior. E inclui 30 versões de veículos chassi cabine e furgão, incluindo a opção cabine dupla e quatro entre-eixos diferentes.

MODELOS

O caminhão leve 70C16 Daily Massimo dá lugar ao novo Daily Truck 70C17, um dos únicos caminhões de 7 toneladas Euro V do mercado hoje. Com capacidade para até 4.520 kg de carga, o modelo tem a maior plataforma de carga da linha, além de ser a mais baixa em relação ao solo, o que facilita as operações de carga e descarga, segundo a empresa. Esse modelo, inclusive, entrou para um nicho específico. “Praticamente todos os seus concorrentes migraram para o segmento de 8 toneladas. Vimos nisso uma oportunidade, porque nossas pesquisas indicaram que, neste segmento, 65% dos clientes utilizam apenas 80% da capacidade de carga do veículo.
O modelo é muito interessante para clientes com esse perfil”, afirmou, na ocasião, Alcides Cavalcanti, diretor de vendas da Iveco.

No segmento entre 3,51 e 6 toneladas, os antigos modelos 45S16 e 55C16 passam a se chamar 45S17 e 55C17, devido à maior potência do motor. Esses caminhões rodam mais em operações interurbanas, e 65% dos clientes que os utilizam usam baú ou carroceria aberta (carga seca), de acordo com a Iveco. Pela primeira vez, a Iveco também terá o Iveco Daily Minibus, para passageiros, implementado de fábrica.

“A geração Ecoline marca um novo momento para a Iveco. Com ela, renovaremos toda a nossa gama de veículos, que já era a mais moderna do mercado”, disse Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America.

O caminhão 35S14, para até 3,5 toneladas de PBT, com rodado simples na traseira, traz como diferencial o fato de poder ser dirigido por portadores de carteira B e circular em cidades com zona de restrição de caminhões. O modelo tem três tipos de entre-eixos (3.000, 3.450 e 3.750 mm) e a maior plataforma de carga do segmento, permitindo implementos com até 4.590 mm de comprimento total (o que acomoda um baú de até 24 m3). Segundo a companhia, cerca de 60% de seus usuários rodam até 130 km/dia (operação urbana) e utilizam carroceria tipo baú, para transporte e distribuição de todo tipo de mercadoria.

Outros modelos da linha Ecoline serão lançados até 2014. “O novo Iveco Daily é um veículo top em resistência e com baixo custo operacional, que são as duas características principais da nova geração Ecoline”, afirmou Mazzu. “São os melhores veículos Iveco que já produzimos”, continuou.

O MOTOR

O motor Iveco FPT F1C Dual Stage, com tecnologia EGR (sigla em inglês para Recirculação dos Gases de Exaustão), amplamente testada pela Iveco na Europa, dispensa o uso do Arla 32. Com sistema de injeção eletrônica common-rail, turbo duplo e intercooler, esse motor de 3 litros incorpora soluções bastante avançadas. Usa bicos injetores de última geração, com tecnologia “piezométrica”, que garante respostas cinco vezes mais rápidas que os bicos anteriores. A pressão de injeção foi aumentada de 1.600 para 1.800 bars e a central eletrônica foi calibrada para as condições locais.

Com as renovações, o motor se tornou mais potente e ganhou em torque. O Daily Truck 70C17 ganhou 8% em potência (de 156 para 170 cavalos) e 13% em torque (450 Nm). Nos modelos 45S17 e 55C17, a potência é de 170 cv e o torque de 400 Nm. No 35S14, a potência passou de 136 para 147 cavalos (+8%) e o torque máximo passou de 300 Nm para 350 Nm (+17%).

O motor também roda mais suave e tem mais elasticidade na entrega de força. No modelo Daily Truck 70C17, o torque de 450 Nm é constante numa faixa de 1.400 rpm (entre 1.400 e 2.800 rpm), sendo que no modelo anterior, a faixa de torque máximo era de apenas 900 rpm (de 1.700 a 2.600 rpm). “A combinação entre motores mais potentes e a caixa de 6 marchas faz do Iveco Daily um caminhão mais fácil de dirigir e até 9% mais econômico no consumo de combustível, comparado ao modelo anterior”, acrescentou Serretti, afirmando que o tanque de combustível também sofreu alterações e passou de 90 para 100 litros, para maior autonomia. “No Daily Truck 70C17 com maior entre-eixos, há o opcional de dois tanques de 90 litros”, continuou.

PESQUISA DE MERCADO

Durante o desenvolvimento dos novos caminhões, a Iveco realizou pesquisas de mercado ouvindo clientes dos mais diversos produtos e constatou que cerca de 60% dos compradores do Iveco Daily são autônomos e transportam carga própria, passando o dia no veículo e dando atenção ao conforto e à praticidade. “A maioria dos clientes do Daily atua em zona urbana, com muito sobe e desce da cabine e em situação de trânsito pesado”, analisou o engenheiro Alexandre Serretti, gerente executivo da plataforma de veículos leves e médios. “No Iveco Daily, o motorista guia menos estressado e, portanto, de forma mais correta e produtiva.” Nessa linha, é necessário subir apenas um degrau para entrar no caminhão, por meio de portas mais amplas.

Com a nova geração Ecoline, a Iveco salta de 85 possibilidades de produtos (envolvendo os segmentos contando família, cabine, powertrain e chassi) para mais de 140 versões. Todos os produtos da marca serão produzidas no Brasil, na fábrica da empresa em Sete Lagoas, MG, o que significa que poderão ser financiados pelo Finame. Com a geração Ecoline, a Iveco busca continuar crescendo mais que o mercado. Desde 2007, a empresa aumentou seu market share de 4% para 10%, considerando veículos comerciais acima de 2,8 toneladas de PBT. As vendas da empresa aumentaram em seis vezes no mesmo período.

A previsão de vendas da gama Daily para 2012 é de 9500 unidades, mil unidades a mais que em 2011. Apenas para o modelo 70C17, espera-se vender 2200 unidades. Ao todo, desde o início da produção da linha Daily, foram vendidas 60 mil unidades no Brasil. No ano passado, a Iveco vendeu 20 mil veículos no país – contando com todas as linhas – , um aumento de 24% no volume de vendas em relação ao ano anterior.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.