Ipem-SP verifica mais de 79 mil cronotacógrafos em 2012

Publicado em
01 de Agosto de 2012
compartilhe em:

Caminhoneiros e proprietários de transportadoras devem ficar atentos à verificação do cronotacógrafo, instrumento popularmente conhecido como tacógrafo. De janeiro a julho deste ano, o Ipem-SP analisou 79.326 instrumentos, com a finalidade de assegurar que as medições realizadas por esses instrumentos sejam confiáveis.

Considerado a “caixa-preta” de caminhões, ônibus e demais veículos com capacidade para transportar mais de 4.536 kg ou acima de 10 passageiros, no caso dos coletivos, o cronotacógrafo é essencial para a segurança nas estradas e é de uso obrigatório pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

José Tadeu Rodrigues Penteado, superintendente do Ipem-SP, alerta sobre a importância da verificação. “A ação do Ipem-SP não para apenas na verificação. Fiscalizações são realizadas em ruas, avenidas e rodovias em todo o Estado de São Paulo para confirmar se os motoristas possuem o certificado que valida o instrumento, indica a distância percorrida, o excesso de velocidade e facilita a elaboração de laudos técnicos em caso de acidentes.”

No mesmo período em 2011 foram verificados 72.331 cronotacógrafos. A meta do órgão é encerrar 2012 com mais de 126 mil instrumentos analisados.

Cronotacógrafo

O cronotacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou sete dias.

Para obter o certificado de verificação, obrigatório para transportar cargas e passageiros, o proprietário do veículo deve lacrar o equipamento em uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo Inmetro.

Depois, deve passar por ensaios em um posto autorizado pelo órgão federal que analisa se o instrumento atende aos requisitos do regulamento.

Em seguida, o posto envia ao Ipem-SP um relatório sobre a análise e os discos do “crono” para que sejam feitos ensaios metrológicos. No caso de aprovação, o certificado de verificação é emitido e tem validade por dois anos em todo território nacional.

Confira a relação de oficinas credenciadas e de postos credenciados no site (http://www.ipemsp.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=70&Itemid=368)

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.