International suspende produção de caminhões em Canoas

Publicado em
09 de Novembro de 2015
compartilhe em:

Navistar ainda tenta evitar fechamento da planta gaúcha

PEDRO KUTNEY, AB


Linha de montagem dos caminhões International em Canoas: produção paralisada

Os rumores de que a Navistar pretende fechar até o início de 2016 sua fábrica de caminhões e motores em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), ganharam mais força esta semana, com a notícia do início do processo de demissão dos 600 empregados da unidade, segundo confirmou ao jornal Diário de Canoas o presidente do sindicato dos metalúrgicos da cidade, Paulo Chintolina. Em nota, a empresa confirma que “suspendeu temporariamente a produção de caminhões International como forma de ajustar os elevados estoques”, mas que segue em operação a fabricação de motores para a General Motors. “A MWM Motores tem contrato de fornecimento para a GM até fevereiro de 2016”, acrescentou a Navistar.

O contrato para a produção dos motores 2.8 Turbodiesel da GM pela MWM foi firmado em julho de 2008, com início das entregas a partir de novembro de 2011, quando foi lançada no mercado brasileiro a nova geração da picape S10 e do SUV Trailblazer. Em agosto passado, a GM confirmou a Automotive Business que iria encerrar esse acordo no início de 2016 e que pretendia passar a produzir em uma de suas fábricas no Brasil os próprios motores diesel (leia aqui). No entanto, até o momento a montadora não deu sinais de onde nem como fará esse investimento.

Com o fim da produção de motores já agendada para fevereiro de 2016, a planta de Canoas dependerá exclusivamente da montagem de caminhões para sobreviver, pois todas as outras linhas de motores e o centro de distribuição de peças já foram transferidos para a fábrica da MWM em São Paulo, no bairro de Santo Amaro. Mas com a atual queda do mercado será difícil continuar produzindo só os dois modelos International na unidade, o pesado 9800i e o semipesado Durastar, que têm baixo volume de demanda.

De janeiro a outubro foram emplacados no País apenas 58 caminhões International, uma expressiva queda de 93,8% em comparação com o mesmo período de 2014, quando os negócios foram sustentados basicamente pelo fornecimento de unidades do Durastar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em licitação vencida em 2013 que envolveu a venda de 898 veículos. Com as entregas deste contrato concluídas em junho do ano passado, a produção em Canoas despencou e a Navistar decidiu agora suspender por tempo indeterminado a operação, desligando os empregados relacionados a essa atividade. Segundo a empresa, a montagem dos caminhões será retomada se houver demanda.

Há mais de cinco anos a Navistar busca parcerias com empresas chineses para viabilizar sua fábrica de caminhões (leia aqui). Segundo fontes, houve negociações com Sinotruk, Foton e JAC. Todas têm planos de construir unidades industriais no Brasil e estão com seus projetos atrasados. Começar na linha de montagem de Canoas já pronta reduziria o investimento necessário, mas com a retração acentuada do mercado as conversas empacaram, deixando a planta com reduzidas chances de sobrevivência.

A fábrica de motores de Canoas foi comprada da Maxion pela Navistar no início dos anos 2000, que em 2005 adquiriu também a MWM em São Paulo. Desde 1998 o grupo produz caminhões International no País, inicialmente em unidade alugada da Agrale em Caxias do Sul (RS). Em 2002 as vendas domésticas foram interrompidas e o modelo 9800 continuou sendo montado na Serra Gaúcha só para exportações. A International voltou a vender caminhões no Brasil em 2010, agregando também o semipesado Durastar ao seu curto portfólio, quando anunciou planos de investir na nova fábrica. Sem recursos para tanto, ajustou as ambições e em 2013 transferiu a produção para a unidade de Canoas, com investimento de R$ 30 milhões, em uma linha bastante enxuta que monta componentes fabricados fora – mas com nacionalização superior a 60%, índice mínimo exigido pelo BNDES para habilitar os produtos aos financiamentos do Finame.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.