Interdição na BR-277 gera prejuízo de R$ 34 milhões para empresas do setor do transporte rodoviário de cargas, diz Fetranspar

Publicado em
29 de Novembro de 2022
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No último 14 de outubro aconteceu um deslizamento de pedras, desde então tráfego no local está sendo feito em pista simples.

Caminhão chegou a ser danificado, mas não houve registro de feridos — Foto: Amanda Menezes/RPC

A interdição da BR-277, na altura do km 42 na Serra do Mar, causou um prejuízo de R$ 34,3 milhões ao setor do Transporte Rodoviário de Cargas, segundo um estudo realizado pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar).

No último 14 de outubro aconteceu um deslizamento de pedras no local. Desde então, o tráfego no local está sendo feito em pista simples.

No último 14 de outubro aconteceu um deslizamento de pedras no local. — Foto: PRF/Divulgação

De acordo com a Fetranspar, a situação tem gerado filas e aumentado o tempo de deslocamento dos caminhões de carga que vão ao Porto de Paranaguá.

O estudo feito pela instituição usou como comparativo uma carreta com capacidade de transportar 54 toneladas até o Porto de Paranaguá.

Segundo a Fetranspar, os valores foram calculados levando em conta 25 dias e o custo por 8 horas de trabalho, além do valor de uma diária de um caminhão em Paranaguá.

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O estudo considerou também o aumento do tempo de viagem que os caminhoneiros enfrentam com a interdição de uma pista na BR-277. Segundo a pesquisa, a velocidade média de um veículo deste porte com a pista livre é de 48 km/h, entretanto, com a pista interditada caiu para 28 km/h.

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