Inflação do Carro sobe 0,26% em julho

Publicado em
07 de Agosto de 2013
compartilhe em:

Mesmo com o preço dos combustíveis em queda, o custo para o motorista andar e manter o carro subiu no mês passado. A Inflação do Carro da Agência AutoInforme registrou alta de 0,26% em julho. Agora a inflação acumulada é de 3,36%.

O índice é apurado após levantamento de preços de todos os itens necessários para o motorista andar de carro e fazer a manutenção preventiva, em cinco grupos de despesas: peças de reposição, serviços, seguros, impostos de circulação e combustíveis.

A gasolina ficou 0,44% mais barata no mês e o etanol teve queda mais expressiva, de 1,5%. Na média, o preço dos combustíveis recuou 1,13% em julho.

O resultado é preocupante, aponta tendência de alta na Inflação do Carro, porque gasolina e etanol são responsáveis por cerca de 30% do total dos gastos do motorista, e a queda de preço destes itens não foi suficiente para conter a alta da inflação do carro.

         As maiores altas ocorreram no setor de serviços, que, na média, teve alta de 1,1%. O item que mais subiu foi a lavagem: a lavagem simples ficou 8,5% mais cara e a completa subiu 2,5%.

         A maioria dos itens que compõem a inflação do carro teve alta de preço. Confira a tabela abaixo.     

 

Itens que mais subiram em junho

Itens Variação %
Lavagem simples

8,52

Lavagem completa

2,46

Mão-de-obra / Revisão 1,35
Seguro total 0,92
Pneus 0,84

Itens que mais caíram em junho

Itens Variação %
Álcool -1,50
Gasolina

-0,44

Lona de freio 0,00
Correia dentada 0,00

 

                   
Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.