Importadores de Pneus sofrem para atender mercado brasileiro

Publicado em
26 de Maio de 2011
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Não há apenas um único fantasma a perturbar os importadores de pneus que operam no mercado brasileiro, mas uma soma deles. Em reunião, em São Paulo, convocada pela ABIDIPA - Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus Automotivos, a categoria aponta alguns dos maiores problemas que eles têm enfrentado para operar no mercado nacional. Durante encontro que durou certa de 4 horas, eles elegeram suas maiores dificuldades. Entre elas, está o dumping imposto pelo Governo Federal para que os pneus de carga importados possam ser negociados em mercado brasileiro. O dumping é uma sobretaxa aplicada sobre o pneu chinês que entra no mercado nacional.

Outra dificuldade é encontrar fabricante de fora disposto a vender para o nosso mercado. "Eles têm optado pelo mercado externo, como os Estados Unidos, onde é possível comercializar com preço mais atraente", aponta Rinaldo Siqueira Campos, presidente da ABIDIPA.

A burocracia governamental para a obtenção das licenças de importação é talvez um dos principais pontos de entrave, de acordo com a ABIDIPA. "Somos obrigados a esperar até dez dias por uma autorização de embarque de produto. Como os importadores funcionam como meio regulador do mercado nacional, ajudando a suprir o que os fabricantes nacionais não conseguem atender, todo o processo acaba prejudicado lá na ponta, para o consumidor final", reclama Siqueira Campos.

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