Impacto do reajuste dos salários de 10,0% sobre os custos operacionais das empresas de transportes, por José Luiz Pereira *

Publicado em
18 de Setembro de 2013
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O segmento do transporte rodoviário de cargas se caracteriza por ser um grande empregador de mão-de-obra. Diferentemente da indústria de transformação, que ao empregar tecnologia, consegue reduzir pessoal, o setor de transporte, embora venha realizando investimentos em tecnologia, não consegue reduzir o seu contingente de mão de obra. Isso porque, o trabalho é um fator de produção inerente a essa atividade.

Como o setor de transporte rodoviário de cargas é um empregador de mão-de-obra em potencial, os salários passam a ser um grande gerador de custos. Para se ter uma ideia, a mão-de-obra representam 38,14% dos custos totais, para as distâncias de até 800 km, no segmento da carga fracionada, enquanto que, na carga lotação, para essa mesma distância, a participação é de 23,01%, valor relativamente menor. Essa diferença se deve ao fato de, o segmento de carga lotação exigir menos mão-de-obra na sua operação.

Veja a íntegra do artigo:  Download Impacto do reajuste dos salários de 10,0% sobre os custos operacionais das empresas de transportes 
 

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