Ibéria investe em equipamentos de alta tecnologia

Publicado em
15 de Outubro de 2010
compartilhe em:

Devido à enorme gama de projetos e obras previstas para os próximos anos em todo país, a Ibéria Transportes e Serviços Ltda. vem crescendo e se preparando a cada dia para melhor atender o mercado. Com uma trajetória de sucesso ao longo de 28 anos e sempre atenta a evolução do mercado, acaba de investir em equipamentos de alta tecnologia a serem utilizados no transporte de cargas especiais.

Em 2010 foi feito um investimento de R$ 5 milhões na compra de novos caminhões, realização de implementos na frota e aquisição de cinco semi-reboques importados de nova geração. Conforme Miguel Gil, diretor da empresa, estes semi-reboques são os primeiros a desembarcar no Brasil e podem chegar até 53 metros de comprimento, a depender da carga a ser transportada. "Estamos atentos ao mercado e alinhados com o Projeto Eólico da Bahia. Devido à sensibilidade das torres, naceles e pás eólicas, é preciso um equipamento especial para transportá-las e a Ibéria foi a pioneira neste sentido", comemora.

A Ibéria fechou o primeiro semestre deste ano com um faturamento que representou um crescimento de 25% sobre o mesmo período de 2009. "Este resultado positivo só foi possível graças ao empenho, dedicação e profissionalismo de nossa equipe aliado à qualidade dos serviços que oferecemos", explica Miguel.

Para a garantia de bons resultados e fidelização dos clientes, a empresa treina seus 96 profissionais permanentemente, com foco na qualidade dos serviços e excelência no atendimento. Segundo Miguel, o treinamento para operação destes novos equipamentos, bem como para todos que fazem parte da frota da empresa, é o fator primordial para o melhor aproveitamento dos mesmos. "Não basta a teoria e sim, é preciso conhecer os equipamentos em sua totalidade", afirma o empresário que acredita ser o treinamento uma responsabilidade que todas as empresas deveriam ter para evitar acidentes de trabalho. No caso destes equipamentos especiais, o treinamento foi ministrado por um preposto do fabricante, que passou uma semana treinando os motoristas que irão operá-los principalmente no que diz respeito a suspensão hidráulica e sistema eletrônico.

Com uma presença cada vez maior em todo território nacional e a conquista de novos clientes, a empresa se sentiu confiante em realizar investimentos, ampliando também sua sede, localizada no Porto Seco Pirajá, em Salvador. Com 20 mil metros quadrados de área, a Ibéria conta com oficina mecânica, funilaria e pintura, almoxarifado, borracharia, sala equipada para treinamento, tudo isso sem falar dos galpões onde fica estacionada a frota da empresa. "Todos os serviços de manutenção são realizados internamente, pois assim ganhamos tempo, dinheiro e temos certeza que o serviço está bem feito, garantindo assim segurança para nossos operadores", esclarece o diretor.

A frota é composta de 102 veículos/equipamentos, entre cavalos-mecânicos, guindastes, guindautos, veículos de escolta, equipamentos de terraplanagem e semi-reboques. Toda a frota é rastreada e renovada periodicamente. A renovação é setorizada e depende da utilização e desgaste de cada equipamento.

Para o transporte de cargas especiais é preciso a Autorização Especial de Trânsito - AET e escolta para acompanhar os equipamentos nas operações. "Como a operação destas cargas é lenta, deve ser monitorada e realizada em horários especiais", diz.

A Ibéria se engajou em estratégias de responsabilidade ambiental com o intuito de diminuir o consumo de água e coleta de materiais inservíveis. Com isso, desde 2008, quando foi inaugurada a sede do Porto Seco Pirajá, a água de chuva é armazenada para a lavagem dos veículos. Todo óleo queimado gerado pela frota da empresa, é vendido juntamente com sucatas de peças e cartuchos velhos de impressoras. Desde o início de 2010 toda a verba arrecadada com a venda destes materiais é doada para o Lar Maria Luíza. "A proteção ambiental e dos recursos naturais faz parte de cada decisão empresarial e organizacional que tomamos. Além de fazermos uma ação ambiental, estamos cuidando da responsabilidade social", afirma Miguel. A empresa também está se cadastrando no Programa Despoluir, onde seus veículos serão testados anualmente para medir e controlar a emissão de CO2.

Após ser certificada pela ISO 9001 a Ibéria passou a trabalhar sob processos integrados, com pessoas mais capacitadas e treinadas com foco nos objetivos da empresa e voltadas para a satisfação do cliente. O processo de certificação teve início no segundo semestre de 2007, mas ganhou fôlego em fevereiro de 2010 e a certificação foi concedida pela BUREAU VERITAS no final de setembro. De acordo com Miguel a empresa só conseguiu a certificação em função do comprometimento dos seus funcionários desde o início do processo. "Quando um time trabalha focado, aumenta a flexibilidade e agilidade", conclui o empresário.

Preocupada com a saúde de seus colaboradores, a empresa oferece plano de saúde integral e conta com um consultório odontológico exclusivo para atender os funcionários e seus dependentes diretos dentro da própria empresa.

Energia Eólica na Bahia

A energia eólica é considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável e se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa. A tecnologia eólica, sendo uma tecnologia de ponta, apresenta um dos maiores índices de crescimento relativo na economia global.

Três parques eólicos serão instalados na Bahia com operação prevista para 2013: o Cristal, o Primavera e o São Judas, todos com 30 MW, totalizando 90 MW. Os parques ficarão localizados no município de Morro do Chapéu. Além disso, há estudos comprovados na Bahia para uma capacidade de geração de mais de 1000 MW. 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.