Grupo TNT decola na América do Sul

Publicado em
04 de Agosto de 2010
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Operando o transporte rodoviário de cargas em todo o Brasil, grupo holandês inicia estratégia para consolidação de rede expressa internacional na região sul-americana

Fruto da aquisição da empresa brasileira Expresso Mercúrio pela TNT Express, a TNT Mercúrio - empresa que atua no setor de transporte de cargas - é uma das duas marcas do Grupo TNT no Brasil. A transportadora TNT Express foi fundada em Sidney, na Austrália, no ano de 1946, e logo transferiu sua sede para a Holanda. Em 1996, quando o Correio Holandês adquiriu a TNT Express, criou-se então o gigante Grupo TNT. Bastante consolidado na Europa, o grupo deu continuidade ao desenvolvimento dos negócios e, mundialmente, passou a expandir ainda mais suas operações de transporte e logística.

Hoje, o grupo opera em 200 países, mantendo uma frota formada por 23.400 veículos, 47 aviões e um total de 900 unidades de apoio, entre fi liais e centros de distribuição. No Brasil, o grupo opera desde 2007 por meio da TNT Mercúrio, que possui forte atuação nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do País e oferece serviços de transporte rodoviário de cargas com mais de 2.500 veículos próprios, além do transporte aéreo de cargas em todo o território nacional.

Com a estratégia de ampliar suas operações terrestres em todo o Brasil, o Grupo TNT adquiriu em 2009 também a transportadora Expresso Araçatuba, que desde então passou a se chamar TNT Araçatuba. "Estamos mantendo as duas marcas originais, mas nos próximos anos adotaremos uma estratégia para associar cada vez mais estas marcas apenas ao nome TNT", observa Roberto Rodrigues, Presidente do Grupo TNT no Brasil.

 

Cobertura nacional

De acordo com Rodrigues, nos último três anos o grupo tem trabalhado na construção de uma nova cultura e estrutura para a organização no País. "Este é um trabalho a longo prazo, que tem sido nossa prioridade", explica o presidente. Como parte desta estratégia, TNT Mercúrio e TNT Araçatuba padronizaram sua identidade visual e, desde abril de 2010, a cor laranja e o logotipo da TNT passaram a compor toda a comunicação visual das duas transportadoras.

Nestes três anos, a TNT alcançou um crescimento bastante expressivo no Brasil pois, além de manter os principais clientes da Expresso Mercúrio, o grupo desenvolveu novos produtos e serviços, aumentando assim sua base de operações. A recente compra da Expresso Araçatuba completou o plano estratégico da TNT elaborado há alguns anos, que tinha como objetivo oferecer cobertura nacional a seus clientes. Isso está sendo possível pois a TNT Araçatuba complementa as rotas feitas pela TNT Mercúrio, alcançando as regiões Norte e Centro-Oeste do País. "Com esta aquisição pudemos iniciar operações em locais onde não tínhamos atuação direta, o que representou um crescimento de aproximadamente 30% em relação ao faturamento do ano passado", revela o presidente.

Com a intenção de também expandir serviços para os demais países da América do Sul e consolidar uma posição de liderança na região, o Grupo TNT desenvolveu um projeto para interligar todos os países sul-americanos por meio de uma rede internacional, a International Road Express.

 Grupo TNT desenvolveu novos produtos e serviços, aumentando sua base de operações de transporte e logística

Por enquanto, o serviço já cobre Argentina, Brasil e Chile, mas a previsão é de que nos próximos cinco anos a TNT possa contar com uma rede atuante em toda a região. "Ainda existem desafios e algumas restrições de operação, como questões alfandegárias e de fronteira entre os países, mas acreditamos que nos próximos anos já teremos uma grande evolução nestes processos", aponta Rodrigues.

 

Agilidade no transporte

A International Road Express começou a nascer há cerca de três anos, quando a TNT já atuava no Brasil e identificou que o setor de transporte de cargas se desenvolvia rapidamente entre os países da América do Sul. Naquele momento, o grupo decidiu oferecer um novo serviço que permitisse menor tempo de trânsito entre as entregas. Com uma estrutura projetada para disponibilizar veículos com dias programados de partida, a rede expressa possibilita maior velocidade no tempo de transferência de mercadorias entre países.

Rodrigues explica que, normalmente, as empresas contratam caminhões inteiros para fazer entregas e estes veículos só partem quando estão com a carreta cheia, operando geralmente entre duas e três vezes por semana. Já com a International Road Express, a TNT trabalha de forma diferente, com a consolidação das cargas de diferentes clientes, o que permite que os veículos trabalhem em rotas e horários fixos todos os dias da semana. "Isto é o que nos possibilita sair de São Paulo e chegar a Buenos Aires, na Argentina, em apenas 4 dias, enquanto o prazo comum no mercado é de cerca de 6 ou 7 dias", garante o presidente.

Além de acomodar tempos de trânsito menores em relação às formas convencionais do transporte internacional de cargas, a rede expressa oferece a possibilidade do rastreamento via satélite com monitoramento GPS em todos os veículos, garantindo ao cliente um acompanhamento contínuo da operação e a segurança da mercadoria que está sendo transportada.

Outro passo em direção à consolidação da Internarional Road Express foi dado a partir da aquisição da transportadora chilena LIT Cargo, em fevereiro de 2009. Atualmente, a TNT interliga mais de 30 cidades e três mil quilômetros entre os países que já fazem parte da rede expressa. Em 2010, o grupo pretende expandir o serviço para Bolívia, Uruguai, Paraguai e Peru. "Nossa expectativa é de que até 2015 a rede esteja atuando fortemente em praticamente todos os países da América do Sul", adianta Rodrigues.

Estudo inteligente

Parceiras desde julho de 2007, a TNT Mercúrio e a Pirelli realizaram em 2009 um estudo que identificou a necessidade de implantar na frota da transportadora práticas relacionadas à manutenção dos pneus. Segundo José Tranjan, diretor de Operações da TNT Mercúrio, foi feita uma avaliação que verificou as condições de uso dos pneus, considerando fatores como durabilidade e custos de manutenção, além do volume de compras deste componente. O estudo, realizado pela Pirelli com as áreas de Suprimentos e Manutenção da TNT Mercúrio, apontou que as avarias detectadas nos pneus da frota estavam relacionadas a práticas indevidas de calibragem e à forma como os veículos eram conduzidos.

De acordo com Leandro Klein de Sousa, CTC da Pirelli, após a identificação da causa do desgaste prematuro dos pneus, primeiramente foi aplicado um programa de treinamento aos motoristas, que promoveu principalmente os conceitos de boa dirigibilidade dos veículos. A calibragem dos pneus, que antes era feita a cada mês, passou a ser verificada em períodos mais curtos, de 15 em 15 dias. Os resultados das novas atividades aplicadas na frota foram surpreendentes, possibilitando uma redução de cerca de um milhão de reais nos custos do item pneu na TNT Mercúrio. "O número de veículos na frota aumentou, mas a quantidade de pneus utilizada diminuiu após a implantação das práticas propostas", garante Leandro Klein de Sousa.

Para Tranjan, o trabalho realizado em conjunto foi fundamental para a obtenção do excelente resultado. "A Pirelli nos ajudou muito no projeto, indicando melhores formas de conservar a integridade do pneu; contudo, ela também contribui periodicamente para o sucesso de nossas operações fornecendo produtos que oferecem ótimo custo-benefício por apresentarem alta qualidade e durabilidade", acrescenta o diretor de Operações.
 

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