Abaixo, notícias sobre compras de caminhões das transportadoras : qual marca, modelo e o propósito.
Grupo Emtel
Emtel encomendou 10 VW Constellation 26.280 6×4
Frotista |
Ramo de atuação |
Caminhões adquiridos / tamanho da frota |
Quando comunicou? / Principais clientes |
Grupo Emtel – com sede em Belo Horizonte (MG) e 12 filiais em diversos estados no Brasil |
Operadora logística, transportadora e locadora |
10 VW Constellation 26.280 6×4 / Mais de 5.000 veículos entre caminhões, automóveis, empilhadeiras, motocicletas, entre outros |
Agosto de 2020 / CEF, Correios, AGU, Petrobras, Cemig, Receita Federal, PBH, CBTU, entre outros |
Grupo Vamos
Locadora de caminhões compra 1.350 VW, Grupo Vamos, fez o maior pedido da história da marca no Brasil de uma só vez. Os modelos serão entregues até dezembro deste ano.
Frotista |
Ramo de atuação |
Caminhões adquiridos |
Quando comunicou? |
Grupo Vamos |
Locadora |
1.360 unidades de diversos modelos da Volkswagen Caminhões |
Agosto de 2020 |
Unidas Truck
Mercedes-Benz Atego 2730
Frotista |
Ramo de atuação |
Caminhões adquiridos |
Quando comunicou? |
Unidas Trucks |
Locadora |
80 Mercedes-Benz Atego 2730 |
Agosto de 2020 |
Localix
Frotista |
Ramo de atuação |
Caminhões adquiridos |
Quando comunicou? |
Localix |
Coleta de resíduo, limpeza e locação de caminhões |
12 VW Constellation Robust 17.260 |
Agosto de 2020 |
MPV Terra Fértil
Iveco Hi-Way 800S48TZ
Frotista |
Ramo de atuação |
Caminhões adquiridos |
Quando comunicou? |
MPV Terra Fértil |
Transporte de insumos agrícola |
25 Iveco Hi-Way 800S48TZ |
Agosto de 2020 |
Alimentos Lopes
Paulo César Lopes pode dizer que, além de saber fazer escolhas, tem sorte: ser o primeiro cliente a receber o novo Actros por meio de consórcio
O Novo Actros é um divisor de águas na indústria de caminhões rodoviários no Brasil por trazer ao mercado a maior quantidade de tecnologias de segurança de série e digitais, entre outras inovações. A Alimentos Lopes, de Nova Londrina (PR), foi a primeira empresa no Brasil a receber duas unidades do novo Mercedes-Benz Actros 2548 (todos os modelos da marca que começam com o número 25 são 6×2 e 48 é porque o motor é de 476 cv).
“Ano passado, quando vimos o Novo Actros na Fenatran, imediatamente realizamos a compra do caminhão por meio do Consórcio Mercedes-Benz”, afirma Paulo Cesar Lopes, diretor de Transporte da Alimentos Lopes. Ou seja, além de saber escolher, a pessoa é sortuda, porque receber o primeiro o primeiro Actros por meio de consórcio é diferente daquele cliente que paga à vista para ter o privilégio da prioridade.
Inaugurada em 1994, a Alimentos Lopes é uma das marcas de alimentos à base de amido de mandioca mais reconhecidas no país. Tem como principais atividades a produção e a distribuição de produtos como polvilho doce e azedo, tapioca, farinha de mandioca, fécula de mandioca, farofa pronta temperada, mistura para pão de queijo, sagu, canjica, milho de pipoca e outros itens que compõe o seu vasto portfólio de produtos. A empresa com sede em Nova Londrina, no Paraná, tem capacidade de processamento superior a 2.100 toneladas de matéria-prima por dia, que são distribuídos em todo o território nacional e exportados para a América do Sul e Estados Unidos. Além de sua cidade de origem, a Alimentos Lopes também tem mais três outras unidades industriais no Paraná e uma no Mato Grosso do Sul.
Transportadora Contatto
No mesmo período em que a Mercedes-Benz começa a realizar as entregas do novo Actros, a Transportadora Contatto anuncia a compra de 100 unidades do modelo 2548 6×2 para renovação de frota. Com sede em Limeira (SP) e 55 anos de atividades, a empresa é especialista em transporte nos segmentos petroquímico, químico e combustíveis, com diversidade de produtos como ácidos, óleos, combustíveis, hidrocarbonetos, fertilizantes, GLP, amônia e vários outros. Além de atender todo o Brasil, seus caminhões chegam à Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. A Contatto possui uma frota de cerca de 600 veículos, sendo 40% da marca Mercedes-Benz.
Grupo São Paulo Transportes e GG Marcelo
Com sede em Rondonópolis (MT) e criada em 2013, o Grupo São Paulo Transportes renova parte da frota com seis cavalos mecânicos MAN TGX 29.480 6×4. Segundo a Fipe, este modelo tem preço médio de R$ 496.087 a unidade.
A empresa presta serviço de transporte de cargas a granel e secas em rotas por todo o País. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a expectativa deste ano, com aumento da área plantada, é de uma colheita de safra recorde de grãos, estimada em 250,5 milhões de toneladas (3,5% superior à safra anterior).
Por questões de segurança alimentar, a China aumentou as importâncias desde o início da descoberta da Covid-19. “A pandemia que atingiu todo o planeta no ano de 2020 evidenciou ainda mais a importância do setor de transportes, que contribui para escoar a produção agrícola no país. Trabalhamos com muita dedicação e determinação para ajudar o Brasil neste momento”, afirma Cesar Torremocha, proprietário da transportadora.
Empresa possui uma MAN TGX 29.480 e adquire mais seis unidades
Não só o setor de grãos segue com demanda alta de transporte, o de químicos também. A GG Marcelo Transportes ampliou a frota com a compra de mais seis MAN TGX 29.480 via concessionária Apta, de São Bernardo do Campo (SP). A empresa já tinha uma unidade. O fator de decisão para a escolha do MAN, segunda a empresa, foi a oferta de três anos de plano de manutenção ao custo zero.
Fermontes Comércio
Atacadista montescla-resnse aposta em Tector para a frota
A montes-clarense Fermontes Comércio, atacadista de farinhas, amidos e féculas, investiu na aquisição de oito caminhões Iveco Tector 24-280 e três unidades do médio 11-190.
Com o título de capital do Norte de Minas, Montes Claros é responsável de ser tipo o “hub” da região e abastecer muitas cidades de grande parte do estado mineiro.
Segundo o Denatran, a frota de caminhões (chassi rígido + cavalos mecânicos) registrada no Detran da cidade é de 5.531 unidades, conforme os últimos dados legais (registros em dia) do Renavam. Esse número representa 1,30% do total de caminhões emplacados em Minas Gerais (426.655 unidades) ou 0,155% em relação à frota de caminhões no Brasil (3.553.547), sempre conforme registros no Renavam.
É bom que fique claro que esses números não representam a quantidade de caminhões que trabalham em Montes Claros e região, mas o número unidades emplacadas na cidade de Montes Claros. Não é possível saber a quantidade que trabalha na região pois não há ninguém que faça esta estatística, mas, se fizessem, a diferença, seria a quantidade de caminhões registrados em outras cidades do país mais a da cidade.
O caminhão como ferramenta de trabalho intermunicipal e interestadual torna-se impossível de obrigá-lo a ter registro na cidade fora da sede da transportadora, diferentemente da última decisão do STF em relação aos automóveis de locadoras.
O último senso realizado pelo IBGE foi feito em 2010 e a população era de 361.915. Montes Claros é a cidade mais progressista do Norte de Minas Gerais, a 422 km da capital Belo Horizonte e com população estimada em 409 mil habitantes pelo IBGE para 2018. O órgão não tem dados mais atualizados.
POP Vidros
André e Luiz Pereira, sócios da POP Vidros, recebem o primeiro Mercedes-Benz entregue pela venda virtual
A empresa de Curitiba (PR), a POP Vidros que faz trabalho de transporte de vidros de beneficiadoras e transformadoras de vidros, recebeu o primeiro caminhão comprado pelo Showroom Virtual Mercedes-Benz. O modelo foi um Accelo 1016 e o tempo entre a compra e produção foi de uma semana. Segundo o vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, no primeiro mês de lançamento, foram 7 mil acessos e 720 intenções de compras.
BC2
O setor de infraestrutura mostra-se importante para impulsionar a indústria de equipamentos e empregos para área de serviços. A BC2 — do Grupo GPS que nasceu em 1962 em Salvador como empresa de limpeza e higienização predial e hoje é um gigante atuando em diversas áreas — reforçou a frota com 96 novos caminhões Volkswagen. A BC2 também abriu 550 novas vagas de trabalho. O processo de recrutamento da BC2 foi encerrado, pois recebeu mais de 8.000 candidatos. Os novos veículos foram incorporados a frota por meio de contrato de locação para atender duas novas concessões.
BRLOG
Com sede em Curitiba (PR) e especializada no transporte de cimento a granel, a BRLOG comprou 12 cavalos mecânicos Iveco Hi-Way 440 6×2. Segundo o sócio-diretor da empresa, Bruno Zibetti, a aquisição faz parte do processo de renovação da frota.
Bruno Zibetti, sócio-diretor da BRLOG, e George Carloto, gerente Comercial da Iveco. Foto: Iveco/Reinaldo Gazola
A BRLOG é uma empresa de transporte de cargas fundada em 2013, especializada na logística de granéis sólidos, com forte atuação em Minas Gerais e no Paraná. “A frota própria permite maior versatilidade e capacidade de atendimento das demandas dos clientes, com rápida resposta às variações de demanda”, completa Zibetti.
Trend Brasil
A Trend Brasil comprou seis chassi cabine Foton 3.5-11 DT. De acordo com Sérgio Rosado, gerente da concessionária Grupo Peça Fácil / Ideal Veículos, esta foi a primeira venda feita para a transportadora e pela primeira vez os caminhões da marca serão utilizados para o transporte de bebidas no estado da Bahia.
Comtrasil
A Comtrasil atende diversos setores da economia e amplia a frota com mais 20 Mercedes-Benz Axor
Com atuação bastante diversificada, de bebida a minério, a Comtrasil Transporte e Logística amplia a frota dela com mais 20 caminhões Mercedes-Benz Axor 2544 6×2. Fundada em 6 de julho de 1989 e com sede em Brumado (BA), atende clientes como a Heineken, Coca-Cola, Usiminas, Ipê, Aço Cearense, Suzano Papel e Celulosa, AcelorMittal, entre outras.
Fadel Transportes e Logística
A maioria dos 126 novos caminhões são do modelo VW Delivery 13.180
A Fadel, uma das maiores transportadoras de produtos da AmBev, reforça a frota de distribuição de bebidas no Paraguai. A Diesa, representante da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) no país vizinho, entregou 126 caminhões, sendo a maioria do modelo Delivery 13.180. A transportadora, fundada em 2001 em Tatuí (SP), conta com cerca de 3.200 funcionários e 1.200 equipamentos. Ela iniciou suas atividades no nordeste do país no desenvolvimento de um projeto de terceirização da distribuição urbana de bebidas para a AmBev, denominado Projeto Forró.
Aranão Transportes
Aranão Transportes Rodoviários, de Marília (SP), acaba de incrementar sua frota com mais 25 unidades do extrapesado premium MAN TGX 28.440 6×2
A transportadora de Marília (SP) amplia sua frota com 25 novos MAN TGX 28.440 6×2. Os veículos serão utilizados para o transporte de granéis líquidos e sólidos, além de produtos embalados, e percorrerão rotas pelas estradas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.
Ghelere amplia com DAF
12 novos DAF XF105 460 6×2 ampliam a frota da marca para 57 caminhões na Ghelere
A Ghelere Transportes amplia frota com 12 cavalos mecânicos DAF XF105 460 6×2. A negociação foi fechada durante a Fenatran, realizada em outubro de 2019, em São Paulo, e as entregas realizadas neste mês.
Com os novos caminhões, a Ghelere Transportes se tornou a empresa com a maior frota da marca no Paraná, acumulando 57 veículos.
A transportadora iniciou sua trajetória há 35 anos, na cidade de Medianeira (PR). Atualmente, a matriz está localizada em Cascavel, e conta com mais de 100 caminhões na sua frota, percorrendo trechos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.