O VII Encontro do Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABDER foi realizado na última quinta-feira (25 de maio) na sede do DER/SP e contou com a participação da SENATRAN, do SERPRO, do DNIT e dos DERs dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e do Distrito Federal, além do DETRAN do Pará.
Fonte: DER/SP
O evento, que contou com a coordenação dos engenheiros Rui Vieira (Superintendente Executivo da ABDER) e Maurício Marques (Secretário-Geral da ABDER), teve como objetivo apresentar o estado da arte dos sistemas informatizados de concessão de Autorização Especial de Trânsito em uso no país e de apresentar e debater alternativas visando a universalização dessa importante atividade que visa o aumento da segurança, preservação da infraestrutura, simplificação e redução de custos para os veículos, cujo trânsito depende do uso e porte de AET.
A Autorização Especial de Trânsito (AET) é um documento essencial para regular o deslocamento de cargas e veículos especiais nas estradas brasileiras. Atualmente, a concessão desse documento é descentralizada e fica a cargo dos O.E.E.R (Órgãos e Entidades Executivos Rodoviários da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal), que utilizam diferentes sistemas e geram diferentes procedimentos e critérios de análise em cada região do país. Diante desse cenário, o Grupo de Tecnologia da ABDER estuda alternativas, visando uniformizar, simplificar e agilizar as autorizações, além de estabelecer diretrizes mais uniformes em todo o território nacional.
Durante o evento, os participantes discutiram, entre outros temas, os desafios e benefícios da centralização da concessão de AET. Dentre os principais pontos abordados, destacaram-se a redução da burocracia, a padronização dos procedimentos, a melhoria da segurança viária e a maior eficiência logística no transporte de cargas especiais. Além disso, a centralização permitiria uma melhor integração entre os diferentes órgãos otimizando a movimentação de cargas especiais em todo o país.
Após a apresentação das principais plataformas digitais de concessão de AET em uso no Brasil, em especial a do DER/SP, a cargo da engenheira Vânia Sobrado e da especialista Jessica Claudino, e a do SIAET do DNIT, a cargo do especialista Fernando Ferreira, foram colocadas em discussão duas questões importantes: (1) a viabilidade de centralização do processo de concessão de AET através de uma plataforma única, integrando todos os O.E.E.R e (2) que tipo de AET priorizar, se para CVC ou para trânsito de veículos de transporte de cargas indivisíveis.
Todos concordam que o processo de centralização da concessão das AET's pode ser uma boa alternativa para reduzir custos para os órgãos rodoviários e, ao mesmo tempo para facilitar o acesso para os transportadores de cargas e proprietários de veículos que dependem de prévia obtenção de autorizações.
Reconhecem, contudo, que se trata de uma solução bastante desafiadora e seguramente vai requerer um aprofundamento das análises e da viabilidade de implementação. Quanto ao que atacar primeiro o consenso é de que a prioridade deve ser o de centrar esforços sobre a AET para os veículos de transporte de cargas indivisíveis, dadas as dificuldades enfrentadas por esse segmento.
O evento promovido pelo Grupo de Tecnologia da ABDER é sem dúvida um passo importante na busca por soluções mais eficientes e integradas no transporte de cargas especiais no Brasil. A partir dessas discussões, espera-se que sejam elaboradas propostas e uma maior divulgação do tema entre os demais órgãos é o que espera o presidente da Logispesa - Associação Brasileira de Logística Pesada.
A LOGISPESA participou da reunão a convite dos organizadores.