Governo quer fazer onze leilões de rodovias em 2016

Publicado em
22 de Junho de 2015
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Dos investimentos de R$ 66,1 bilhões projetados para a seguida etapa de concessões rodoviárias do PIL-Programa de Investimentos em Logística, R$ 31,2 bilhões deverão sair dos leilões de onze trechos rodoviários (4.731 km)  a serem realizados em 2016.

 

Um dos trechos programados inclui a duplicação da BR-232/PE (564 km), que liga Cruzeiro do Nordeste a Recife. O lote inclui o trecho pernambucano da BR-101 e o arco metropolitano de Recife, envolvendo investimento de R$ 4,2 bilhões (tabela). O objetivo é melhorar o acesso ao porto de Suape e evitar que os caminhões passem pelo centro da capital pernambucana.

 

CONCESSÕES DE RODOVIAS PREVISTAS PARA 2016

TRECHO

LIGAÇÃO

EXTENSÃO

(km)

INVESTIMEN-TO (R$ bi)

BR-232/101/PE

Cruzeiro do Nordeste/BR-101 e trecho pernambucano da BR-101 e arco de Recife.

564

4,2

BR 101/BA

Guandu/Feira de Santana

199

1,6

BR-381/MG

Belo Horizonte à divisa com o ES.

305

1,9

BR-101/493/465/RJ/SP

Ubatuba/Entroncamento com a BR-040.

357

3,1

BR-470/282/SC

Interior de SC a Navegantes e Itajaí

455

3,2

BR-280/SC

Porto União/São Francisco do Sul

307

2,1

BR-101/SC

Palhoça/Divisa RS

220

1.1

BR-101/116/290/386/RS

Carazinho/POA/Camacã/Divisa com SC

581

3,2

BR-267/MS

Nova Alvorada/Presidente Epitácio

249

2,0

BR-262/MS

Campo Grande/Três Lagoas

327

2,5

BR-364/RO/MT

Porto Velho/Comodoro

 

806

6,3

TOTAL

 

4731

31,2

 

 

O segundo trecho previsto para 2016 é a duplicação da ligação de  Guandu a Feira de Santana na BR-101/BA, que envolve custo de R$ 1,6 bilhão. O projeto busca melhorar o transporte de cargas entre o Sudeste e o Nordeste.

 

O terceiro lote envolve o trecho mineiro da BR-381 (305 km), a chamada “Rodovia da Morte”, que liga Belo Horizonte à divisa com o Espírito Santo. Com investimento de R$ 1,9 bilhão, tem como meta melhorar a segurança do transporte e reduzir custos.

 

O quarto trecho (357 km) liga Ubatuba-SP ao entroncamento da BR-040/RJ e inclui a concessão do arco metropolitano do Rio de Janeiro.  Envolve investimentos de R$ 3,1  bilhões e tem como objetivo estimular o turismo.

 

 O quinto lote (455 km) vai duplicar a ligação do interior de Santa Catarina aos portos de Navegantes e Itajaí. Envolve investimento de R$ 3,2 bilhões.

 

O sexto trecho (307 km) prevê a duplicação da BR-280/SC entre Porto União, Jaraguá do Sul e o porto de São Francisco do Sul. Com investimento de R$ 2,1 bilhões, tem como objetivo melhorar o escoamento das safras e da produção industrial do estado com os portos do arco Sul.

 

O sétimo lote  (220 km) prevê a duplicação da ligação da divisa do Rio Grande do Sul à cidade de Palhoça-SC da BR-101. Vai custar R$ 1,1 bilhão e tem como meta ampliar a capacidade e melhorar a segurança da via.

 

O oitavo lote (581 km) envolve trechos das rodovias BR-101/116/390/386/RS e liga Carazinho a Porto Alegre e esta capital a Camaquã e à divisa com Santa Catarina. Envolve investimento de R$ 3,2 bilhões e tem como objetivo duplicar a chamada “Rodovia da Produção”  e garantir a qualidade do trânsito na free-way.

 

O nono trecho (249 km) prevê investimento de R$ 2 bilhões na duplicação da BR 267, entre Nova Alvorada e o porto de Presidente Epitácio, na divisa MS/SP. Seu objetivo  é reduzir os custos do escoamento da produção agropecuária pelos portos do arco Sul.

 

 O décimo lote (327 km) envolve gastos de R$ 2,5 bilhões na duplicação do trecho entre Campo Grande-MS e Três Lagoas (divisa SP/MS) da BR 362.

 

Finalmente, no decimo primeiro trecho (806 km), que liga Porto Velho-RO a Comodoro-MT, passando por Vilhena-RO, serão investidos R$ 6,3 bilhões, para melhorar  a integração das regiões produtoras de grãos à hidrovia do Rio Madeira.

 

Neuto Gonçalves dos Reis

Diretor Técnico Executivo da NTC&Logística, membro da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do CONTRAN e presidente da 24ª. JARI do DER-SP.

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