Dos investimentos de R$ 66,1 bilhões projetados para a seguida etapa de concessões rodoviárias do PIL-Programa de Investimentos em Logística, R$ 31,2 bilhões deverão sair dos leilões de onze trechos rodoviários (4.731 km) a serem realizados em 2016.
Um dos trechos programados inclui a duplicação da BR-232/PE (564 km), que liga Cruzeiro do Nordeste a Recife. O lote inclui o trecho pernambucano da BR-101 e o arco metropolitano de Recife, envolvendo investimento de R$ 4,2 bilhões (tabela). O objetivo é melhorar o acesso ao porto de Suape e evitar que os caminhões passem pelo centro da capital pernambucana.
CONCESSÕES DE RODOVIAS PREVISTAS PARA 2016 |
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TRECHO |
LIGAÇÃO |
EXTENSÃO (km) |
INVESTIMEN-TO (R$ bi) |
BR-232/101/PE |
Cruzeiro do Nordeste/BR-101 e trecho pernambucano da BR-101 e arco de Recife. |
564 |
4,2 |
BR 101/BA |
Guandu/Feira de Santana |
199 |
1,6 |
BR-381/MG |
Belo Horizonte à divisa com o ES. |
305 |
1,9 |
BR-101/493/465/RJ/SP |
Ubatuba/Entroncamento com a BR-040. |
357 |
3,1 |
BR-470/282/SC |
Interior de SC a Navegantes e Itajaí |
455 |
3,2 |
BR-280/SC |
Porto União/São Francisco do Sul |
307 |
2,1 |
BR-101/SC |
Palhoça/Divisa RS |
220 |
1.1 |
BR-101/116/290/386/RS |
Carazinho/POA/Camacã/Divisa com SC |
581 |
3,2 |
BR-267/MS |
Nova Alvorada/Presidente Epitácio |
249 |
2,0 |
BR-262/MS |
Campo Grande/Três Lagoas |
327 |
2,5 |
BR-364/RO/MT |
Porto Velho/Comodoro
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806 |
6,3 |
TOTAL |
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4731 |
31,2 |
O segundo trecho previsto para 2016 é a duplicação da ligação de Guandu a Feira de Santana na BR-101/BA, que envolve custo de R$ 1,6 bilhão. O projeto busca melhorar o transporte de cargas entre o Sudeste e o Nordeste.
O terceiro lote envolve o trecho mineiro da BR-381 (305 km), a chamada “Rodovia da Morte”, que liga Belo Horizonte à divisa com o Espírito Santo. Com investimento de R$ 1,9 bilhão, tem como meta melhorar a segurança do transporte e reduzir custos.
O quarto trecho (357 km) liga Ubatuba-SP ao entroncamento da BR-040/RJ e inclui a concessão do arco metropolitano do Rio de Janeiro. Envolve investimentos de R$ 3,1 bilhões e tem como objetivo estimular o turismo.
O quinto lote (455 km) vai duplicar a ligação do interior de Santa Catarina aos portos de Navegantes e Itajaí. Envolve investimento de R$ 3,2 bilhões.
O sexto trecho (307 km) prevê a duplicação da BR-280/SC entre Porto União, Jaraguá do Sul e o porto de São Francisco do Sul. Com investimento de R$ 2,1 bilhões, tem como objetivo melhorar o escoamento das safras e da produção industrial do estado com os portos do arco Sul.
O sétimo lote (220 km) prevê a duplicação da ligação da divisa do Rio Grande do Sul à cidade de Palhoça-SC da BR-101. Vai custar R$ 1,1 bilhão e tem como meta ampliar a capacidade e melhorar a segurança da via.
O oitavo lote (581 km) envolve trechos das rodovias BR-101/116/390/386/RS e liga Carazinho a Porto Alegre e esta capital a Camaquã e à divisa com Santa Catarina. Envolve investimento de R$ 3,2 bilhões e tem como objetivo duplicar a chamada “Rodovia da Produção” e garantir a qualidade do trânsito na free-way.
O nono trecho (249 km) prevê investimento de R$ 2 bilhões na duplicação da BR 267, entre Nova Alvorada e o porto de Presidente Epitácio, na divisa MS/SP. Seu objetivo é reduzir os custos do escoamento da produção agropecuária pelos portos do arco Sul.
O décimo lote (327 km) envolve gastos de R$ 2,5 bilhões na duplicação do trecho entre Campo Grande-MS e Três Lagoas (divisa SP/MS) da BR 362.
Finalmente, no decimo primeiro trecho (806 km), que liga Porto Velho-RO a Comodoro-MT, passando por Vilhena-RO, serão investidos R$ 6,3 bilhões, para melhorar a integração das regiões produtoras de grãos à hidrovia do Rio Madeira.
Neuto Gonçalves dos Reis
Diretor Técnico Executivo da NTC&Logística, membro da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do CONTRAN e presidente da 24ª. JARI do DER-SP.