Governo prevê cinco leilões de rodovias ainda este ano

Publicado em
11 de Junho de 2015
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Com os cofres vazios, o Governo Federal anunciou no dia 9 de junho a segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística - PIL. Estão previstos ambiciosos  investimentos privados de quase R$ 198,4 bilhões, sendo R$ 69,2 bilhões entre 2015-2018 e o restante a partir de 2019. Os maiores investimentos estão direcionados para ferrovias (R$ 86,4 bilhões), seguido por rodovias (R$ 66,1 bilhões), portos (R$ 37,4 bilhões) e aeroportos (R$ 8,5 bilhões).

No caso particular das rodovias, estão previstos cinco leilões ainda em 2015, totalizando R$ 19,6 bilhões; onze leilões em 2016 (R$ 31,2 bilhões) e mais R$ 15,3 bilhões de investimentos em concessões já existentes.

Os leilões deste ano acrescentarão aos atuais 9.971km de malha federal concedida mais 2.603 km de rodovias em sete estados. Se os planos saírem do papel, em 2016, serão concedidos outros 4.731 km, o que totalizaria 17.305 km de rodovias federais concedidas.

Os planos para 2015 envolvem concessões pela menor tarifa em sete estados, a começar pela BR-163 MT/PR, entre Sinop e Itaituba. São 976 km, que consumirão recursos de R$ 6,6 bilhões e facilitarão bastante o escoamento de grãos pelo porto de Miritituba, às margens do Rio Tapajós

CONCESSÕES DE RODOVIAS PREVISTAS PARA 2015

TRECHO

LIGAÇÃO

EXTENSÃO

(km)

INVESTIMENTO (R$)

BR-163/MT/PR

Sinop- Miritituba

976

6,6

BR-364/GO/MG

Jataí/Entronc. BR-153

439

3,1

BR-364/060/MT/GO

Rondonópolis-Goiânia

704

4,1

BR476/153/282/476/PR/SC

Chapecó/Divisa SC/PR/Lapa

460

4.5

BR-101/RJ

Ponte Rio-Niterói

24

1,3

Está prevista também a concessão das rodovias BR 476/153/282/476 entre Chapecó -SC e Lapa – PR, a chamada Rodovia do Frango. O investimento previsto é de R$ 4,5 bilhões em 460 km de rodovias, que buscam facilitar o escoamento de aves e suínos pelos portos do Arco Sul.

Outro trecho a ser concedido este ano são os 439 km entre Jataí-GO e o entroncamento da BR-163. Nesta obra, serão investidos R$ 3,1 bilhões, para conectar a região produtora de grãos do Sul de Goiás com o Triângulo Mineiro.

O programa inclui para 2015 a ligação entre Rondonópolis a Goiânia (704 km) por meio das BR363/060. O investimento previsto é de R$ 4,1 bilhões, para escoar a produção do Centro Oeste pelos arcos Norte e Sul.

Fecha a lista deste ano a já licitada Ponte Rio-Niterói, cujo investimento previsto é de R$ 1,3 bilhões.

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