Você pode assistir à entrevista CLICANDO AQUI.
Em entrevista à Globo News, nesta quarta-feira, 31 de julho, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que o governo tem negociado com os embarcadores, transportadores e caminhoneiros autônomos uma forma de estimular acordos para, aos poucos, acabar com a exigência da tabela de fretes.
“Acho que boa parte dos autônomos já percebem que o tabelamento foi um erro”, disse o ministro, durante a entrevista.
Apesar disso, a tabela não será derrubada de uma hora para a outra. O que o governo irá fazer é uma série de negociações, para que a tabela deixe de ser obrigatória aos poucos. “Um trabalho de conscientização que talvez a gente avance”, disse.
“A ideia é formar vários acordos. Estamos preparando o mercado para sair da tabela, é um trabalho de negociação e convencimento. Estamos desarmando isso lentamente”, completou o ministro.
A fala do ministro vai de encontro a um movimento de grandes embarcadores, que, ao invés de pagarem os preços da tabela dos fretes aos caminhoneiros, investiram na compra de frota própria, assumindo os custos do transporte, mas evitando a contratação de motoristas terceirizados.