Governo do Rio de Janeiro lança programa de renovação de frota

Publicado em
05 de Fevereiro de 2013
compartilhe em:

Intenção é baixar de 17 para 12 anos a idade média dos caminhões

Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, assina documento para a criação de programa para incentivar a renovação da frota de caminhões.
 
Enquanto o governo federal não define medidas focadas em estimular a renovação da frota de caminhões, ações isoladas surgem em algumas regiões do País. A maior delas foi anunciada na sexta-feira, 1º, pelo Rio de Janeiro com o objetivo de, em cinco anos, reduzir de 17 para 12 anos a idade média dos veículos de carga matriculados no estado. 

O Programa de Incentivo à Modernização, Renovação e Sustentabilidade da Frota de Caminhões é o primeiro de abrangência estadual e vai compreender tanto as empresas de transporte quanto os trabalhadores autônomos do segmento. Para incentivar esse público a trocar de veículo, o governo do estado concederá isenção de ICMS (atualmente em 12%) para a compra de caminhões novos. 

Adicionalmente, o comprador do veículo receberá crédito equivalente a 12% do valor do caminhão. Esse montante, que será dividido em 48 parcelas, poderá ser abatido do ICMS a ser pago pelo contribuinte sobre as suas atividades. 

Para obter os incentivos é necessário provar que o veículo antigo, com mais de 20 anos de uso, será transformado em sucata. O cliente deverá vender seu caminhão para uma recicladora certificada pelo Estado, que fará a aquisição por valor superior ao do mercado. O pagamento poderá ser feito em dinheiro ou por um certificado com a habilitação para participar do programa. Com este documento, o comprador poderá adquirir o novo caminhão descontando o valor do veículo vendido anteriormente desde que ele seja superior a 7,8% do preço do veículo novo. 

Ao anunciar o programa, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, garantiu que, mesmo com a concessão de incentivos, o estado será beneficiado com o projeto. Segundo ele, haverá aumento do ritmo das fábricas de caminhões para atender a nova demanda e a renovação da frota trará redução das emissões de poluentes e dos acidentes nas estradas. Cabral projeta que o pacote estimulará a aquisição de 39 mil caminhões em cinco anos. 

Em dezembro de 2012 a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) também anunciou medida para incentivar a compra de caminhões novos (leia aqui). A organização garantiu financiamento a juro zero para veículos novos com o objetivo de tirar de circulação unidades com mais de 30 anos de uso. A medida, no entanto, só é válida para os caminhões que operam no Porto de Santos.
Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.