Governo diz que cumpriu todos os compromissos assumidos com os caminhoneiros

Publicado em
18 de Fevereiro de 2016
compartilhe em:

 

Representante do Ministério dos Transportes avalia negociações com a categoria 

O secretário de Política Nacional de Transporte do Ministério dos Transportes, Herbert Drummond, que também é coordenador do Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Carga, acredita que o governo cumpriu todos os compromissos que assumiu com os caminhoneiros na greve do ano passado. Segundo ele, o governo federal fez sua parte editando leis como as que permite o refinanciamento de caminhões e isenta da cobrança de pedágio os eixos suspensos dos veículos, quando vazios.

Herbert Drummond

Herbert Drummond

O secretário reconhece a frustração dos caminhoneiros devido ao fato de os bancos não procederem o refinanciamento. “Os bancos privados, de forma imprevisível, não aderiram a essa medida do governo.” E aponta que o prazo para o refinanciamento, que inicialmente se encerrava em dezembro do ano passado, foi estendido até o meio do ano porque o governo está conversando com os bancos e tentando convencê-los a aderirem. “Acredito que haja espaço de negociação e aposto nos princípios de responsabilidade social das empresas para sensibilizar os brancos privados neste caso.”

Sobre o fato de alguns Estados não acatarem a isenção de eixos suspenso,  ele responde: “Nas rodovias estaduais concessionadas, governo federal não pode intervir sem ferir o Pacto Federativo estabelecido na Constituição.” Resta aos caminhoneiros negociarem com os governos estaduais.

Em entrevista exclusiva, Drummond também falou sobre outros assuntos como a tabela mínima de frete. Leia mais na segunda edição digital da Revista Carga Pesada clicando aqui ou baixando a publicação na Google Play ou na AppStore.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.