Governo deve retomar leilão de rodovias em novembro

Publicado em
11 de Outubro de 2013
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Após reunião com presidente Dilma, ministro dos Transportes, César Borges, disse que editais de dois trechos serão publicados na próxima semana

O governo federal pretende retomar no final de novembro os leilões de concessão em rodovias, informou o ministro dos Transportes, César Borges. Após reunir-se com a presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira, 10, ele disse que no início da próxima semana serão publicados os editais de dois trechos.

Serão oferecidos ao mercado a BR-163 no Mato Grosso e um conjunto formado por seções das BRs 060, 153 e 262 no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Esses são os lotes que mais despertam interesse no setor privado, segundo concluiu o governo após uma série de reuniões com as concessionárias e construtoras, depois que o leilão da BR-262 no Espírito Santo e em Minas Gerais não atraiu nenhum interessado. Um deles, informou Borges, será leiloado no dia 27 de novembro.

O governo espera, ainda, que o Tribunal de Contas da União (TCU) aprove até o fim do mês os estudos para a concessão da BR-163 no Mato Grosso do Sul. Se isso de fato ocorrer, ela será leiloada em 17 de dezembro.

Já a BR-040 no trecho que sai do Distrito Federal, passa por Goiás e chega a Minas Gerais pode ficar para janeiro, embora o governo tenha anunciado, há apenas dez dias, que ofereceria o trecho à iniciativa privada ainda este ano. Originalmente, esse trecho deveria ter sido leiloado em janeiro de 2013.

Entre empreendedores, há dúvida sobre a atratividade dessa rodovia. Uma das causas é a retirada das as praças de pedágio de Luziânia (GO) e Nova Lima (MG), que são de grande tráfego por estarem nas proximidades de Brasília e Belo Horizonte, respectivamente.

No início deste mês, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou audiências públicas para discutir as concessões das BRs 040 e 116. Houve pouca participação. Na capital federal, a reunião foi encerrada cerca de uma hora após o início, por falta de participantes.

A BR-163 no Mato Grosso do Sul também é vista com ressalvas, porque os investimentos para duplicação são grandes e, portanto, o pedágio tende a ser elevado. É a situação oposta da mesma rodovia no Mato Grosso, que já tem boa parte duplicada e previsão de pedágio baixo. Os empreendedores também veem com reserva o trecho no Sul porque o asfaltamento da via rumo aos portos no Pará vai desviar para o Norte boa parte da carga que hoje vai para Santos (SP) e Paranaguá (PR). /

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