Governo de SP quer padronizar restrições aos caminhões

Publicado em
25 de Abril de 2012
compartilhe em:

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano de São Paulo criou um grupo de trabalho para debater o transporte de cargas na região, com a participação de seu titular, o secretário Edson Aparecido, do secretário estadual de Transporte e Logística, Saulo de Castro Abreu, dos prefeitos de São Bernardo do Campo, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Mairiporã, Franco da Rocha, Osasco e Guarulhos, além dos representantes das entidades: Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Consórcio Municipal da Grande São Paulo Norte, Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos e SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região).

A comissão criada para debater o transporte e a logística na maior zona urbana do País realizará encontros para definir propostas e soluções para a mobilidade urbana. Um dos consenso do grupo é padronizar as restrições aos caminhões em todas as cidades que formam a região metropolitana. “Chegamos ao entendimento de que há necessidade de haver regras unificadas nas cidades da Região Metropolitana. O transporte de cargas precisa ser unificado, não é mais possível que haja regras específicas para cada município”, explica Aparecido.

O objetivo é dar início a estudos de planejamento estratégico do transporte de cargas nas 39 cidades que formam a região. “Pela primeira vez estamos discutindo de forma integrada a questão da logística da Região Metropolitana de São Paulo, tema que é cada vez mais importante. Iniciamos um estudo para a partir dele desenvolver um plano mais amplo e estratégico, levando em conta toda legislação e o sistema de cada município. Esse plano será definitivo e levará em conta todo o sistema de transporte da região, como o rodoanel, ferroanel e hidrovia”, comenta Edson Aparecido.

Portal Transporta Brasil

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.