Motoristas terão que pagar pedágio para usar as vias de alta velocidade do país
O governo alemão está dando início a um projeto que pretende privatizar 49,9% das autobahns, estradas que ficaram famosas pela ausência de um limite universal de velocidade. O sistema vem sofrendo com problemas de gestão e a iniciativa privada pode se tornar a solução.
No entanto, existem algumas barreiras burocráticas para que este projeto siga adiante. Segundo o jornal Der Spiegel, a forma mais aceita para lucrar com as autobahns é através da cobrança pedágios, que atualmente não existem. Os alemães já contribuem pelos impostos coletados. O provável é que, caso as privatizações efetivamente ocorram, o povo alemão passará a pagar pedágio e terá uma dedução proporcional de seus impostos. Os turistas que passarem pelas estradas passarão a pagar também. A expectativa é que a decisão sobre as privatizações seja tomada ainda em 2017.
As autobahnen
Autobahn é a palavra que representa o sistema rodoviário federal da Alemanha, aberto ao público em 1932. O sistema é famoso pela ausência de limite de velocidade, mas não é bem assim.
Diversas áreas urbanizadas, em obras ou que sejam perigosas possuem limite de velocidade e existe fiscalização. E mesmo nos trechos "livres" existe uma velocidade limite recomendada de 130 km/h. Você pode andar acima deste limite, mas isso é considerado imprudente e pode prejudicar em tribunais no caso de algum acidente.
As autobahnen (plural de autobahn) possuem uma extensão de quase 13 mil quilômetros dos quais 52% possuem apenas o limite recomendado de 130 km/h, mas você pode pisar fundo. Os outros 48% possuem limites de velocidade obrigatório.