Durante a campanha governador o senhor disse que São Paulo pode mais... Nós temos certeza disso. E estamos aqui à sua disposição para apoiá-lo na REALIZAÇÃO DESSE IDEAL de elevada importância para todos que produzem, empregam e trabalham no Estado de São Paulo.
O senhor pode estar se perguntando, mas por que "raios" uma AET que pode ser emitida em até 4 horas não é emitida em até 4 horas. E, talvez, ainda, o que o DER ganha com isso?
Pode estar certo senhor governador, Nada! No entanto, talvez por desconhecer o prejuízo que isso causa aos transportadores, em especial aos pequenos, aos Transportadores Autônomos de Cargas, o DER deve achar que (também) não perde nada. Que o estado de São Paulo, também, não perde nada!
O fato, contudo, senhor governador é que se um transportador tem que esperar 20 horas em vez de 4 horas, para poder realizar um frete, ele perde o faturamento de um dia de trabalho.
Se o transportador é impedido, por falta da AET, de trabalhar por um dia que seja no mês, ele precisa repassar esse custo para alguém.
Esse primeiro "alguém" na cadeia logística é o embarcador, o fabricante do produto, que também vai ter que repassar esse custo.
No final das contas o senhor sabe como essa história acaba: ou com produto mais caro na ponta para o consumidor final ou até com o fechamento da empresa por falta de competitividade, nesse caso em especial causada pela burocracia e ineficiências logísticas.
Mas porque, o senhor pode ainda estar se perguntando, o processo de emissão de uma AET, que pode ser realizado em até 4 horas (no estado do Texas nos EUA demora 30 minutos) demora até 24 horas.
O DER seguramente sabe o porquê e vai poder explicar isso melhor ao senhor! Nossa suspeita governador é que é por causa do sistema de pagamento.
Pasme senhor governador, na era do PIX, dos sistemas inteligentes de pagamento, o DER só pode liberar AET depois de ter acesso à compensação bancária e SMJ fazer manualmente a conferência dos pagamentos para poder liberar um pedido de AET que ficou pronto um dia antes.
SÃO PAULO PODE MAIS GOVERNADOR TARCÍSIO. NEM TUDO, HAVEMOS DE RECONHECER TEM SOLUÇÃO TÃO SIMPLES! MAS REDUZIR JÁ, CUSTOS DESNECESSÁRIOS A QUEM PRODUZ E TRANSPORTA NO ESTADO, QUE COBRA AS MAIORES TARIFAS DE PEDÁGIO DO BRASIL, É UMA DAQUELAS PROVIDÊNCIAS QUE NÃO PODEM, NEM PRECISAM ESPERAR MAIS.
ATÉ PORQUE SÓ DEPENDEM DE DUAS COISAS:
1ª - O SENHOR TOMAR CIÊNCIA DO PROBLEMA: RESOLVIDO!
2ª - O SENHOR DETERMINAR QUE SEJAM EFETIVADAS AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS. SÓ DEPENDE DO SENHOR!
Por fim, mas não menos importante senhor governador, o estado do Texas quando reduziu o tempo de emissão de uma AET para até 30min, aumentou a satisfação dos transportadores com o governo, reduziu o número de infrações e aumentou a receita do órgão, óbvio, porque mais AET foram solicitadas e emitidas.