Renato Antônio Borges Dias, 44, natural de Cristianópolis, no interior de Goiás, é o novo Diretor-Geral da PRF. Sua nomeação aconteceu nesta terça-feira (24), após publicação no Diário Oficial da União.
O novo Diretor-Geral, formado em Direito e Administração, ingressou na PRF em 1994. Neste período, foi destacado para trabalhar na BR-153, na Delegacia Regional em Morrinhos. Logo depois, foi convidado para gerir, na superintendência em Goiânia, a Seção de Recursos Humanos e, em seguida, foi Superintendente Substituto da corporação, em Goiás.
Posteriormente, foi Presidente do Sindicato da Classe e atualmente é Diretor Parlamentar da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, onde teve atuação fundamental tanto na luta pelo direito de aposentadoria especial das mulheres policiais quanto nas últimas negociações salariais.
Com 15 anos de trabalho policial na atividade-fim, 13 deles na delegacia da capital goiana, Renato conhece bem a realidade que as estradas impõem. São madrugadas frias, dias de sol escaldante, dezenas de horas em pé, lutas travadas contra o sono e a população ansiosa, bem ali na sua frente, desejando se sentir segura e acolhida. Realidade de todo o país que ele conhece bem por ser uma das lideranças sindicais da categoria PRF.
Com perfil conciliador e resiliente, Renato tem pela frente um grande desafio, comandar quase 10 mil PRFs e demais servidores, que trabalham nos cerca de 70 mil quilômetros de rodovias federais em todo o país.