Gigante Actros trata motorista a pão-de-ló

Publicado em
24 de Agosto de 2010
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O modelo que a marca alemã apresentou em Foz do Iguaçu (PR) vem com ar-condicionado noturno, que funciona de forma independente por até oito horas, com o motor do caminhão desligado, sem consumo de combustível. Por essas e outras não é lugar-comum reforçar que o Actros se inspira em automóveis de passeio para oferecer um conforto acima da média ao motorista, ampliando sua produtividade.

As versões disponíveis (e seus preços) são: 2546 LS 6x2 (R$ 370 mil), 2646 LS 6x4 (R$ 440 mil) e a basculante 4844 K 8x4 (R$ 517 mil), esta para operações severas no fora-de-estrada. O local escolhido para apresentação e test-drive foi a usina de Itaipu, onde a empresa lançou, há cinco anos, a linha Axor - de acordo com a marca, porque o local é "pé quente", no caso do Actros, "gigante" como o modelo.

A família Actros reunida: gigante importado da Alemanha

Tecnologia, conforto e segurança aliados a atributos de força, energia e capacidade são os pontos que a marca da estrela de três pontas procura reforçar. Top de linha da Mercedes, o Actros rodoviário é o caminhão mais completo do mercado brasileiro. Recomendado para operações com diversos tipos de carrocerias, como carga seca aberta, furgão, sider, tanques de líquidos e gases e porta-contêiner, entre outras, tem nas diferentes trações o trunfo de permitir variadas aplicações e capacidades.

O Actros 2546 LS 6x2 é indicado para semirreboques entre 48,5 e 53 toneladas de PBTC (peso bruto total combinado). Pode também ser utilizado em composições como o bitrem de 57 toneladas de PBTC, desde que o conjunto seja licenciado ainda em 2010. A partir de 2011, a legislação vai exigir caminhões 6x4 para PBTC de 57 toneladas, o que já é atendido pelo Actros 2646 LS 6x4. Além disso, essa versão 6x4 também é indicada para composições como bitrenzão e rodotrem de 74 toneladas de PBTC.

A distância entre-eixos de 3.300 mm torna esse cavalo-mecânico um veículo mais compacto e com melhor manobrabilidade. Isso permite a utilização de carroçarias maiores (semirreboques até 15 metros e bitrem de 7,65+7,65 metros), resultando em grande capacidade para carga.

Modelo traz até ar-condicionado noturno para ampliar conforto

Seu motor é o eletrônico OM 501 LA V6 (seis cilindros em "V") que desenvolve potência de 456 cv a 1.800 rpm e torque de 224 kgfm a 1.080 rpm, projetado para combinar desempenho com baixo consumo de combustível. O câmbio é o automatizado PowerShift, com 12 marchas à frente e quatro à ré.

Há ainda a cama Megaspace, que oferece três compartimentos para objetos e pertences sob o confortável colchão apoiado sobre molas, mais um diferencial da marca. O espaço interno também é otimizado pelo assoalho plano. Os caminhões rodoviários da linha Actros são oferecidos no mercado brasileiro com três versões de configuração: cabinas Conforto, Megaspace Conforto e Megaspace Segurança. Neste primeiro momento, o modelo chega importado da Alemanha. Produzido também na Turquia, daqui a dois anos deve ser feito também em Juiz de Fora (MG).

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