Manutenção preventiva, rotas bem pensadas e treinamento de pessoal aumentam lucratividade
Mão de obra, combustível e pneus são os três principais gastos de uma transportadora, mas estão longe de serem os únicos. Uma gestão eficiente da frota - que passa por manutenção periódica preventiva, rotas bem pensadas, treinamento de motoristas e direcionamento de cargas inteligente - é fundamental para diminuir custos e até mesmo aumentar a satisfação dos clientes de empresas de transporte. Conheça a seguir os principais pontos a observar para praticar uma gestão de frota eficiente.
Direcionamento inteligente de cargas
A logística é muito importante no trabalho de uma transportadora. O rápido direcionamento de novas cargas e a diminuição de frota ociosa são fatores cruciais para aumentar a margem de lucro de empresas de transporte, além de diminuir o tempo das entregas, aumentando a satisfação de clientes. E a distribuição automatizada de cargas e veículos é o que há de mais novo nesse processo.
Uma solução inovadora é o Fretefy, sistema de gerenciamento de cargas pioneiro, desenvolvido pela empresa paranaense Gestran. A ferramenta é capaz de realizar rapidamente a distribuição de cargas tanto entre os veículos disponíveis na frota da própria transportadora, quanto entre os 150 mil caminhoneiros autônomos integrados ao sistema. Ao cadastrar uma carga no Fretefy, a transportadora opta entre três formatos: carga restrita (somente para veículos da própria transportadora), direcionada para empresas parceiras, ou pública, na qual motoristas autônomos e transportadores terceirizados podem fazer o aceite do frete.
Para cadastrar uma nova carga no sistema é simples: a transportadora insere origem, destino, prazo de entrega, tipo de veículo necessário para transporte e demais detalhes técnicos. Em seguida, o motorista selecionado recebe esses dados no aplicativo e parte para a entrega, que pode ser acompanhada em tempo real pela empresa.
Manutenção preventiva
Ao contrário da manutenção corretiva, em que se espera um problema surgir para então corrigi-lo, a manutenção preventiva da frota busca identificar problemas logo no início, mantendo os caminhões em bom estado. Ao implantar a política de manutenção preventiva, as transportadoras diminuem as chances de paradas imprevistas durante viagens e garantem maior segurança aos motoristas, além de aumentar a vida útil das peças, economizar combustível e auxiliar na preservação dos pneus.
A manutenção preventiva em uma gestão de frota engloba trocas periódicas de óleo lubrificante, alinhamento e balanceamento, revisão do sistema elétrico, calibragem e reformas de pneus.
Treinamento de motoristas
Investir periodicamente em treinamento e reciclagem, técnicas de direção defensiva e na aprendizagem de maneiras mais econômicas e seguras de condução para os caminhoneiros que conduzem a frota reduz gastos com acidentes e proporciona economia de combustível e até mesmo de itens como pastilhas de freio.
Busca das melhores rotas
O trajeto que um caminhão percorre pode ser o responsável pela otimização do processo de logística ou por gastos desnecessários. Para encontrar as melhores rotas é preciso levar em conta o estado de conservação da estrada, os postos de combustíveis disponíveis, paradas de descanso e refeição seguras para os motoristas e necessidade ou não de escolta para a carga. Nem sempre o caminho mais curto proporcionará os melhores benefícios, portanto o ideal é planejar rotas com o máximo de antecedência possível e manter um banco de dados com essas informações sempre atualizado.
Segurança da carga
Além do cuidado com as rotas escolhidas para realizar o transporte de cargas, também é importante investir em itens de segurança para a frota, como rastreadores veiculares, que além de inibir a ação de criminosos aumentam as chances de recuperação da carga em caso de roubo.
Para conhecer mais detalhes do Fretefy e acompanhar uma demonstração gratuita, acesse o site: https://www.fretefy.com.br/empresa/